segunda-feira, 6 de março de 2017

Livro vs Série - Pretty Little Liars

Olá leitores, como vão vocês? Livro versus, a partir de agora, será uma nova categoria de posts aqui no site, fazendo a comparação de um livro (ou uma série de livros) com suas adaptações, seja para filme, série, novela ou teatro, então esperamos que gostem!

Se você quiser ver outro post de Livro versus (de A Culpa é das Estrelas), clique aqui.

Para quem me conhece ou me acompanha em alguma rede social, sabe que sou louca por séries, em especial Pretty Little Liars, da qual sou muito fã (então se preparem para um post bem looongo hahahaha). Para quem não sabe, a série nasceu inspirada numa coleção de livros, que foi recentemente finalizada com 16 títulos. Isso mesmo, 16!
Esses dezesseis livros são divididos em quatro arcos, ou quatro histórias, sendo as protagonistas as mesmas, porém a cada quatro livros se resolve um mistério diferente.
A série, do canal Freeform (antiga ABC Family), está na segunda metade de sua sexta temporada. 


Comparando com a série, fica claro que ambos seguiram vertentes diferentes, sendo que Marlene King, produtora executiva de tal, leu todos os livros e retirou alguns aspectos para acrescentar na produção televisiva de tempos em tempos. 

A história
Um ponto importante para quem viu a série e está interessado em ler os livros, ou vice-versa, é que a história do primeiro livro é contada inteiramente no primeiro episódio de PLL, com divergência de alguns detalhes. Para quem viu o pilot (primeiro episódio) e ainda não leu a saga, pode parecer um pouco repetitivo, mas ainda assim vale a pena.

Um resumo de como tudo se inicia abaixo (história equivalente ao primeiro livro/episódio):
A história começa com um grupo de cinco amigas, completamente diferentes, unidas pela abelha rainha do grupo, Alison Dilaurentis, que, por sinal, era a garota mais popular de Rosewood. Aria, Spencer, Hanna e Emily são, aparentemente, muito felizes, fazendo parte de algo tão especial quanto esse grupo. Porém, a amizade delas é conturbada por conta de seus segredos. Ao fazerem uma festa de comemoração, do fim do período escolar, no celeiro de Spencer, Alison tenta hipnotizar as amigas e, quando estas acordam, a líder do grupo misteriosamente desapareceu. 
Três anos se passam e muito mudou. Aria, que havia viajado para a Islândia com sua família, retorna para Rosewood e as amigas se reúnem novamente, porém, com uma diferença: Alison não está mais entre elas, a garota ainda está desaparecida. Entretanto, agora algo estranho começa a acontecer - as garotas começam a receber mensagens ameaçadoras, com coisas comprometedoras sobre suas vidas, segredos que apenas Alison poderia saber, todas assinadas por "-A". Só poderia ser a amiga enviando tais mensagens.
Após situações conturbadoras, que abalam a relação entre as meninas e as pessoas ao seu redor, um corpo é encontrado no jardim da antiga casa dos DiLaurentis, que julgam ser de Alison, já que está com as mesmas roupas que a garota usava na noite em que desapareceu. No entanto, algo inesperado acontece: no enterro de Alison, as quatro recebem mais uma mensagem "Eu ainda estou aqui e sei de tudo. -A" e então percebem que uma grande ameaça está a solta.

A partir deste ponto, as histórias da série e do livro partem para rumos diferentes, explorando aspectos da vida de cada uma das Liars e suas vidas, agora conturbadas por esta ameaça que pode expô-las. O suspense é um traço marcante em ambas e muito bem explorado. 

A influência do primeiro arco (primeiros quatro livros) é mais visível na primeira e segunda temporada, apesar de que, claramente, os personagens tem destinos diferentes, principalmente os secundários. Se destacam as mortes (principalmente nos livros) e relacionamentos (tanto amorosos quanto familiares) divergentes.

Algo marcante, principalmente nos livros, é a forma com que os suspeitos de serem -A são eliminados. No terceiro e no quarto arco, por exemplo, temos um ou dois suspeitos por livro e a autora joga com a relevância de cada um até os capítulos finais.
 
As personagens 
A primeira divergência que fica clara é a caracterização das personagens principais: a única com a aparência mais próxima dos livros é Alison DiLaurentis, interpretada pela atriz Sasha Pieterse; as outras atrizes são bem diferentes, porém atuam com maestria em seus papéis.

 
 

Em ambas imagens, as personagens estão na mesma ordem para fins comparativos: Hanna (Ashley Benson), Emily (Shay Mitchell), Spencer (Troian Bellisario), Aria (Lucy Hale) e Alison (Sasha Pieterse).

Quanto a personalidade das personagens, em ambas obras estas são semelhantes.

Nos livros, as personagens são mais novas que na série. Na saga de Sara Shepard, elas finalizaram a pouco o sétimo ano (primeiros capítulos antes do salto no tempo), enquanto na série, as garotas estão no ensino médio (e lá permanecem por cinco temporadas e meia).

Além da aparência, há personagens diferentes entre as famílias das personagens. Nos livros, Emily tem um irmão e duas irmãs, enquanto na série é filha única. O pai da personagem Hanna, sua madrasta e sua meia-irmã Kate aparecem com muito mais recorrência nos livros, já que na série, aparece apenas em alguns poucos episódios. 
A presença mais frequente de determinados personagens deixa a história coleção mais consistente do que a série.

Um fato curioso é o de que a série de livros iria acabar no oitavo volume (fim do segundo arco da história), porém Sara Shepard optou por continuar devido ao sucesso da adaptação televisiva, que é uma das séries mais assistidas da TV americana e a mais comentada no Twitter. O terceiro e o quarto arco, que vão do nono ao décimo sexto livro são bem curiosos, porém a história parece um pouco "forçada", principalmente com o jogo de suspeitos que a autora faz - eliminações rápidas de suspeitos, como se fosse para dar uma "enrolada" na história. De qualquer forma, estes oito livros são muito interessantes. 
Além dos dezesseis livros, há três volumes extras (sim, 19 livros, quem diria), que são Os segredos de Ali, Os segredos mais Secretos das Pretty Little Liars e Alison's Pretty Little Diary (este disponível apenas online). Os segredos de Ali são narrados pela própria Alison, o que torna o livro interessantíssimo de se ler.
 
Fora a série de livros de Pretty Little Liars, Sara também escreveu a coleção The Lying Game, que também foi adaptada para a televisão e durou duas temporadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário