quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Minha Vida Fora de Série 1 e 2 - Paula Pimenta

Paula Pimenta é uma das autoras brasileiras mais populares e com inúmeros fãs por todo o país, as conhecidas Pimentinhas. Muito conhecida pela coleção de livros Fazendo meu Filme, Paula escreveu muitos outros títulos, entre eles, Minha Vida Fora de Série.

Decidi fazer a resenha da 1ª e 2ª Temporada (isso mesmo, temporada, já que é relacionado a séries, entendeu?) num mesmo post, assim posso falar da história como um todo. Separarei a parte relacionada ao primeiro livro da parte relacionada ao segundo, assim, quem não quiser ler sobre o segundo livro pode parar no meio do post, ok?
MINHA VIDA FORA DE SÉRIE - 1ª TEMPORADA

Minha Vida Fora de Série conta a história de Priscila, que está se mudando de São Paulo para Belo Horizonte graças a separação de seus pais e não está nada contente com isso, afinal, ter que deixar tudo para trás não é nada fácil. Ela está levando para sua nova casa muitos de seus animais de estimação, que são uma das suas grandes paixões e esse contato com os animais tem um grande significado no decorrer da história. Aos treze anos, Pri ainda está no início de sua adolescência, mas isso não a impede de passar por diversos problemas existenciais, sentimentais, sociais e familiares. A garota é apaixonada por séries (assim como a Fani, protagonista de Fazendo Meu Filme, é apaixonada por filmes!) e nos cativa a cada minuto com seu carisma, seu jeito sonhador e fofo de ser.

Cada capítulo do livro começa com uma citação de um seriado, que é relacionada ao que acontecerá nessa parte do livro. Como todas citações marcantes de séries, elas são muito tocantes e inclusive dá uma vontade de deixá-las guardadinhas conosco para algum momento.

Priscila logo faz amigos, como a Natália, que é super "sociável", o Léo, muito piadista e o Rodrigo, melhor amigo do Léo que é muito fofo e tem muita afinidade com a Pri. Mesmo assim, ela não deixa suas antigas amigas no passado, continua sempre falando com a três, apesar da distância. 
Ela acaba tendo uma quedinha por Marcelo, que é mais velho, porém acaba apenas trazendo encrenca para a menina. Além da quedinha por Marcelo, ainda há um envolvimento com Rodrigo, o que torna muito mais confuso para ela. E esse "rolo" relacionado aos dois vai deixá-la numa situação trivial de "tudo ou nada" mais para o final do livro.
A sorte é que Priscila, em meio de todos os conflitos da adaptação com o novo lugar e os problemas sentimentais, pode contar com as amigas, Marina, sua prima que mora em BH e até com sua mãe, que a aconselha e apoia em todos momentos.

A relação com seu irmão, com quem não se dava tão bem, ganha uma interação diferente, causada em parte pela distância entre os dois, já que ele ficou em São Paulo com o pai. E ele surpreende a irmã - de um jeito bom, com um novo "segredo", que no começo deixa-a aversiva, porém depois a faz tão feliz, que isso dura até o próximo livro!

Antes que você pense "Ah, é um livro muito infantil", você deve ler primeiro, pois vai se encantar com a história. A cada momento, os personagens vão se tornando mais maduros, inclusive, logo no começo, muitos já tem uma grande autonomia. E também, se você não tem tanto interesse por conta da idade dos personagens, lembre-se de que no próximo livro eles estarão com 16 anos e tudo ganhará um tom muito mais adulto.

O estilo de escrita da Paula Pimenta é bem descontraído, o que torna a leitura fácil e rápida. A história se passa três anos antes do primeiro livro de Fazendo Meu Filme e se você já leu os livros da série, vai reconhecer diversos personagens!

Avaliação:♥♥♥♥


MINHA VIDA FORA DE SÉRIE - 2ª TEMPORADA
(contém spoilers relacionados ao livro 1)
 
Na 2ª Temporada de MVFS, Priscila tem 16 anos e está numa "fase" (como sua própria mãe disse) bem diferente das Priscilas anteriores (ou no caso, da Priscila do primeiro livro). 
O livro começa com Pri em São Paulo comemorando seu aniversário com o pai e as amigas e a garota dá aquela surtada básica logo no início. Pri já está namorando Rodrigo há dois anos e meio e, apesar do ótimo relacionamento,é isso que acaba trazendo muito drama e muitos conflitos para a vida da garota. Há muitos momentos em que ambos estão distantes e isso pode acabar abalando o namoro dos dois.

No ano anterior, Pri e suas amigas foram comemorar o aniversário de 15 anos na Disney e é lá que os problemas começam para a garota. Ao voltar, ela diz querer esquecer da viagem, porém o dilema "Disney" ainda a incomoda um ano depois. Peraí, como assim alguém quer esquecer uma viagem para a Disney? Logo no começo já saberemos, mas mesmo assim, esse probleminha vai prender Priscila por muito, muito tempo. E é num encontro com Sam (siiiim, ela está de volta!) que Priscila conta a história da Disney, que é mostrada em forma de Flashback (isso mesmo, assim como nas séries).

Os problemas entre Priscila e Rodrigo aparecem, inicialmente, graças as viagens. Na visão de Rodrigo, a Pri ficou mais fria com ele ao voltar da Disney. Um ano se passa e as coisa estão estáveis entre eles, porém eles precisam viajar com a família, ou no caso da Pri, para São Paulo, o que faz com que eles percam um pouco de contato graças a distância. Ao voltar para BH, as coisas estão "bem", até que seus interesses e suas agendas se mostram um pouco divergentes, incompatíveis e então o tempo que um dedica para o outro se torna escasso.

Rodrigo, que tem muitos capítulos só seus nesse livro, está tentando ajudar Léo a conquistar Fani, o que, para quem já leu Fazendo Meu Filme (ao menos o primeiro livro) é muito legal, já que podemos ver, dessa vez, o como as coisas eram para o Léo.

Muitas relações de amor e ódio, de bullying, de problemas familiares, conflitos com a própria personalidade são vistas nesse livro, que é muito maduro, afinal, os personagens já são quase adultos e tem que aprender a lidar com todas situações que a vida pode proporcionar.

Me identifiquei muito com muitas coisas e essa pressão pré-vestibular, essa correria de ensino médio e o relacionamento com as pessoas no ambiente escolar são muito habituais no meu dia-a-dia, então isso fez com que eu me envolvesse mais ainda com a história, até por saber exatamente o que era passar por aquilo.

Após ter passado uns 2/3 da história, acontece algo chocante e inesperado que nos deixa com o coração na mão e nos faz refletir sobre o que realmente importa nas nossas vidas. Falando ainda de reflexão, as frases relacionadas a séries também nos ajudam nesse exercício.

Achei esse livro muito, muito, muito bom, melhor que o primeiro e devo dizer que a Paula Pimenta não deixou nada a desejar, mas sim uma vontade de quero mais. Espero que a 3ª temporada venha logo!

Avaliação:♥♥♥♥♥

LEIO FAZENDO MEU FILME ANTES OU DEPOIS DE MINHA VIDA FORA DE SÉRIE?
Bem, não é necessário ler MVFS primeiro para depois começar FMF e vice-versa, MAS para que você tenha uma leitura ainda mais proveitosa, seria interessante que, antes de ler a 2ª temporada de Minha Vida Fora de Série, você lesse ao menos o primeiro livro de Fazendo Meu Filme. Juro que você não vai confundir as histórias! 
É que no segundo livro de MVFS, como eu já disse, mostra do ponto de vista masculino, ou seja, do Léo, o como ele se sente em relação a Fani e o que ele faz para conquistá-la e também aparecem alguns outros personagens de FMF que conheceríamos muito melhor se já tivéssemos lido o livro antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário