sábado, 20 de setembro de 2014

Leitura Obrigatória #1: Capitães da Areia - Jorge Amado

O livro a seguir é leitura obrigatória dos vestibulares. Sua resenha é apenas uma síntese da obra e não uma análise complexa que traduza todo significado da obra.

Capitães da Areia é uma grande obra da 2ª fase do modernismo no Brasil. O livro conta a história de meninos de rua que vivem de assaltos e pequenos trabalhos informais para que possam sobreviver e enfrentar a miséria que os cerca. O enredo, que é contado em 3ª pessoa com o narrador onisciente, se passa na Bahia da década de 30, onde evidência as diferenças entre classes e as mazelas sociais  através da histórias de cada um dos protagonistas. Os capitães da Areia são liderados por Pedro Bala, garoto de 16 anos que não é tão diferente de Pirulito, Sem-Pernas, Volta Seca, Gato e todos os outros garotos que entraram nessa vida de crimes logo cedo.


Eles moram num trapiche perto do mar, já que a outra opção que eles teriam seria ir para o reformatório local, onde percebe-se, logo no início, é um local onde os menores são torturados, ao invés de oferecer educação e reintegração.

Jorge Amado, com esse livro, tinha por objetivo retratar a realidade do lado pobre e excluído da sociedade, das crianças que perdem sua inocência e sua infância graças aos desafios que têm que enfrentar diariamente, tudo pela sobrevivência. Os personagens secundários são dos mais variados, desde prostitutas a uma mãe de santo, personagens comuns, cotidianos. 
O tema, os elementos apresentados e os personagens formam um conjunto harmonioso que fazem com que a história, mesmo quase um século depois, ainda seja atual, tanto em relação a suas reflexões políticas, quanto em relação ao contexto social.

Se você começar a ler um dos livros obrigatórios (tanto pelo fato de ser leitura obrigatória, quanto pela vontade de lê-lo pelo conteúdo), Capitães da Areia é um dos melhores e mais rápidos livros entre os que se tem atualmente nesse âmbito. Sua linguagem é mais fácil de compreender, tanto por ser mais informal, quanto por ser mais contemporânea e a dinâmica do enredo é favorável a leitura, já que a mudança de pontos de vista ocorre com frequência, o que impede que a hist´ria se torne maçante.

O livro é da editora Companhia das Letras, publicado na edição Companhia de Bolso.

Avaliação:♥♥♥♥

2 comentários:

  1. Oi Yasmin,

    J.Amado é o meu autor favorito e li Capitães da Areia diversas vezes, o livro é ótimo, Jorge é direto nos seus textos, ele não tenta deixar as palavras mais "bonitas".

    Indique você para uma tag, espero que goste da tag e que possa responde-la.

    http://www.historiadecordel.com.br/#!single-post/cu6k/22D0D2AC-3CFD-4942-BAEB-A591BCD3DDD9

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge Amado conseguiu conquistar uma fã de gêneros literários totalmente diferentes do dele, não é à toa que ele é tão prestigiado.

      Adorei responder a tag, muitíssimo obrigada pela recomendação!
      Beijão :)

      Excluir