domingo, 16 de novembro de 2014

O Códex dos Caçadores de Sombras - Cassandra Clare & Joshua Lewis

Esse livro, apesar de ser um "extra" na coleção de Instrumentos Mortais, não pode faltar na estante de qualquer Shadowhunter (nome dado aos fãs da saga The Mortal Instruments e The Infernal Devices), já que dá detalhes de todo o mundo que envolve a série de livros. Você sabe a história dos Caçadores de Sombras? Como surgiram as outras espécies do submundo? De onde vieram as marcas? Tudo isso, você descobre nessa edição inédita do guia dos Caçadores de Sombras.



Entre as coisas que tornam o Códex muito mais interessante, em primeiro lugar pode se colocar os comentários de Jace, Clary e Simon no decorrer do livro. Nas margens de diversas páginas há essas notas, que se diferenciam pela caligrafia de cada um, que é apresentada logo no início do livro. E, é claro, não poderia faltar aquela pitada de humor acrescentada através disso, Cassandra soube distribuí-lo esporadicamente, dispondo nos momentos certos.

O livro se assemelha, em partes, aos guias de Rick Riordan ligados a Percy Jackson e os Olimpianos e As Crônicas dos Kane, já que disponibiliza diversos dados e fatos sobre esse mundo fantástico que envolve monstros, fadas, anjos, vampiros lobos e outras criaturas.
É contada, primeiramente, a história dos Caçadores de Sombras, desde Raziel e Jonathan Caçador de Sombras, até a da Clave e de Idris, cidade dos filhos do anjo. A obra esclarece todas as possíveis dúvidas relacionadas a todas essas espécies que acompanhamos nos livros, falando de sua origem, hábitos, variedades, cuidados a se tomar, entre outros aspectos. Também é abordada a formação de sobrenomes dos Caçadores, a escolha de armas de acordo com as habilidades de quem vai utilizá-las, um guia de marcas do anjo e também as leis definidas pelos acordos da Clave.

Muitas coisas são comuns aos ouvidos dos fãs, já que muito do conteúdo do Códex é mencionado nas sagas de Cassandra Clare, então isso pode deixar a leitura cansativa.

Um elemento singular no livro, que o dá um toque clássico e ao mesmo tempo o embeleza, são as ilustrações (que, em sua maioria, são atribuídas à Clary), principalmente as da parte interna da capa e da contracapa. Não há como não se deslumbrar com este toque artístico do livro.

Uma dica seria ler após terminar toda a coleção de Instrumentos Mortais, pois contém alguns spoilers (bem leves) em relação aos primeiros livros nos comentários de Jace, Simon e Clary. 

Avaliação: ♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário