domingo, 2 de novembro de 2014

Se Eu Ficar - Gayle Forman

Se Eu Ficar já está há algum tempo na lista de bestsellers do NY Times. É um livro pequeno e emocionante, onde Mia, uma garota de apenas dezesseis anos, deve fazer uma escolha crucial: permanecer viva ou partir.


Mia é uma adolescente tímida e um pouco introspectiva, que namora Adam, que já é uma estrela do rock mesmo ainda em início de carreira. A garota, do contrário de seus pais e seu namorado, gosta na verdade de música clássica, que é o que a faz se sentir viva - inclusive toca violoncelo, um instrumento talvez julgado um pouco incomum. Ser contrária às pessoas ao seu redor a deixa acuada e faz com que ela se sinta sozinha. Porém, como toda garota em sua idade, ela tem suas crises e suas dúvidas em relação a si mesma, mas apesar de tudo, ela é feliz.

A história toda se passa num dia. Tudo começa numa manhã de neve, onde seus pais tiram o dia de folga e os filhos ficarão em casa. Nada fora do comum, uma família normal, com problemas normais. Após uma breve conversa durante o café da manhã, uma decisão é tomada, eles vão aproveitar o dia de folga para visitar amigos de longa data. Os quatro conversavam e riam, escutavam música no carro, até que um "baque" repentino encerra o momento feliz. Mia se vê então observando tudo "pelo lado de fora": Ela vê o resgate chegando, assiste seu corpo ser retirado dos destroços - a descrição chega até a ser dolorosa, o desastre a cerca.

O leitor está na mente de Mia, assim, quando ela narra não é como se ela estivesse contando sua história, mas sim pensando consigo mesma, relembrando como conheceu ou como é a relação com cada uma das pessoas importantes para ela, pessoas que aparecem durante o dia no hospital para vê-la e aos poucos vão moldando a decisão da garota. Todos esses contatos são simples, se repararmos, Mia é uma garota normal, então pode-se haver um certo sentimento de tédio ou aversão de quem lê ao ver que sua história não tem muitos destaques, reviravoltas gritantes como de costume.

Há uma reflexão extrema em relação a valores intrínsecos no ser humano, sobre perdas e ganhos e as coisas que perdem o valor quando se está numa situação onde a questão é em relação as pessoas que se ama. É uma bela lição de vida, sim.

Avaliação:♥♥♥♥

2 comentários:

  1. Oi! Comprei esse livro já tem um tempo, mas simplesmente não consegui começar a ler ainda. Estive lendo várias resenhas desse livro, algumas negativas e outras positivas, e acho que estou com medo de não superar minhas expectativas ou eu chorar baldes haha!
    Adorei o blog de vocês e já estou seguindo.
    Beijos

    http://porummundocommaispaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, talvez você tenha alguma resistência a continuar a leitura no início do livro, mas depois você simplesmente não consegue largar a história!
      Seguindo seu blog, muito sucesso e parabéns pelo trabalho!

      Beijão :)

      Excluir