quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O Livro das Princesas

Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida, Rapunzel... São esses nomes que nos vem à cabeça quando se fala de princesas certo? Amor eterno, vilão que quer por fim à vida da inocente garota e felizes para sempre são sempre temas dessas histórias. Agora, as autoras dos dias atuais vieram para mudar esse velho roteiro das histórias de princesas com seus contos super contemporâneos. E é com isso que nos deparamos em O Livro das Princesas.

MEG CABOT - A MODELO E O MONSTRO
Para a Meg Cabot, isso deve ter sido um dos desafios mais fáceis que ela já encarou: a autora é a responsável por toda a série de livros do Diário da Princesa, e olha que não são poucos! Com seu estilo de escrita sempre bem humorado, ela conta na história "A Modelo e o Monstro" a viagem de uma modelo e sua família em um cruzeiro. Seu pai acaba de se casar com uma mulher e com ela vem, também, a meia-irmã e todos juntos estão partindo nessa jornada para comemorar a lua de mel dos recém casados. 
Penny, a nova irmã, logo já tem afinidade com um jogador de futebol do qual ela é muito fã, mas Belle fica com um estranho rapaz que viu de longe na cabeça. Logo, após uma situação muito desconfortável, onde o misterioso a salva, a garota tem a oportunidade de conhecer o rapaz, que por sua vez nunca mostra seu rosto, o que torna o mistério em relação a sua identidade muito mais excitante.
A história é relativamente curta e é baseada em A Bela e a Fera.

PAULA PIMENTA - PRINCESA POP 
A autora do segundo conto é ninguém menos que Paula Pimenta! Conhecida, principalmente, pelas série Fazendo meu Filme e Minha Vida Fora de Série, ela mostra que as princesas podem ser de diversos tipos. E para quem pensa que ela não entende de histórias do tipo, não deve conhecer o seu livro (que, podemos dizer, está mais para um conto) Princesa Adormecida, que é tão sensacional quanto "Princesa Pop", que está presente em O Livro das Princesas.
Princesa Pop conta a história de uma garota comum, que de repente vê seu mundo de cabeça para baixo quando sua escola proíbe o uso de celulares em suas dependências e ela é impossibilitada de se comunicar com sua mãe, que trabalha no Japão. Esse distanciamento de sua mãe é consequência de um acontecimento de meses antes, que é quando, como a própria descreve, seu forninho reino cai, desmorona de uma hora para outra. Assim, para conseguir o acesso ao celular novamente, Cíntia acaba sendo obrigada a falar com alguém "indesejável" em sua vida: seu pai. Isso leva-a a uma situação completamente tensa, onde ela acaba conhecendo um garoto que abala seu coração e é à partir daí que suas escolhas se tornam cruciais.
É o maior conto do livro com treze capítulos, segue o padrão de escrita da autora, com coisas muito dedutíveis ou até previsíveis, mas não deixa de ser uma ótima história. O conto se assemelha a história de Cinderela.

LAUREN KATE - ECLIPSE DO UNICÓRNIO
Lauren Kate é a responsável pelo terceiro conto, "Eclipse do Unicórnio". O nome imediatamente chama atenção, mas, inicalmente, fica um pouco difícil identificar a relação entre o tema do livro e o título da história. E para quem ainda não se lembrou quem é Lauren Kate: ninguém menos que a autora da série Fallen (que inclusive tem filme previsto para o ano que vem)! Voltando ao conto: Percy é um garoto americano que costumava ser feliz ao lado de sua amada, porém se vê obrigado, em meio à sua depressão, a viajar para a França numa excursão da escola. Em meio a essa viagem tediosa, ele acaba encontrando um refúgio mágico que ele começa a explorar e acaba se surpreendendo com o que acha. Paralelamente a história de Percy, conhecemos a história de Talia, garota que ao nascer recebe uma maldição que até então nunca foi quebrada e, pelo visto, já não há mais esperanças para ela.
É o menor conto do livro, com apenas cinco capítulos, alternando entre Percy e Talia e, pessoalmente, acredito que seja o conto mais entediante entre todos os outros da obra. Baseado em Bela Adormecida.

PATRÍCIA BARBOZA - DO ALTO DA TORRE
Patrícia Barboza aparentemente é a autora mais desconhecida entre todas as quatro, mas não deixa a desejar em sua história: "Do Alto da Torre" é, sem sombra de dúvida, uma história muito gostosa de se ler. Camila perdeu os pais logo cedo e foi morar com sua madrinha, Camila, que ainda ainda era muito jovem ao receber a guarda da menina. Após alguns anos, Camila adoeceu e sua madrinha, muito religiosa, fez a promessa de que, se a garota fosse curada, ela não cortaria o cabelo até completar quinze anos. 
Agora, prestes a fazer quinze anos, a menina mal pode se segurar de ansiedade para o grande dia. Além disso, no dia seguinte haverá um show de talentos na escola onde ela estuda e isso não sai de sua cabeça: Camila canta e toca violão e, numa brincadeira na internet, acaba ficando famosa com o nome de Mila Tower e sendo adorada por todos! Seu talento é grandioso e o show de talentos é sua grande chance de mostrar o que sabe. O que ela não espera são os inúmeros obstáculos que surgirão para impedi-la de realizar seus grandes objetivos.
O conto é muito rápido de se ler, graças ao bom "diálogo" com o leitor. É baseado em Rapunzel.

Avaliação:
A Modelo e o Monstro: ♥♥♥♥♥
Princesa Pop: ♥♥♥♥♥
Eclipse do Unicórnio: ♥♥♥♥
Do Alto da Torre: ♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário