sábado, 25 de outubro de 2014

Sangue do Olimpo - Rick Riordan

Sangue do Olimpo, último livro da série Os Heróis do Olimpo de Rick Riordan veio para abalar o coração dos fãs. Seu último livro relacionado à mitologia grega traz o desfecho da história que envolve os sete herois da grande profecia que devem impedir Gaia de acordar.

Primeira coisa para abalar a todos os leitores: Não há capítulos no ponto de vista de Percy ou Annabeth. TAM TAM TAAAAAAAM!


Isso me deixou incrivelmente chocada, como assim não haveriam capítulos de personagens tão triviais quanto os dois? Enfim, era hora de Rick dar a oportunidade para novos personagens e não nos restou nada além de aceitar e ver no que ia dar. Com isso, vem a oportunidade de conhecer um pouco mais de Reyna, que tem seus próprios problemas em jogo, e Nico, em partes onde o leitor fica mais perto do íntimo de cada um.

Depois de tantos anos lendo os livros de Rick, sua forma de escrita já é tão familiar e acolhedora que o livro flui sem problemas. Algo que só então percebi ser corriqueiro e muito característico de todos os livros, chegando as vezes até a me incomodar, é a quebra da história no clímax: um exemplo seria você estar lendo um capítulo da Reyna e quando chega no momento mais intenso, fim de capítulo, passando, então, para um do Leo. Isso, é claro, é uma técnica de escrita para que a curiosidade e a expectativa te faça continuar lendo sem parar, só para saber o que aconteceu. Não sei, mas acho que por ter acostumado com isso, dessa vez não funcionou. Mesmo assim, a leitura de Sangue do Olimpo chegou a enlouquecer, tudo para chegar o mais rápido possível no desfecho. 

A história começa com Jason, Piper e Annabeth em meio a uma estratégia para obter informações sobre os planos de Gaia e as surpresas já começam por aí: Jason vê alguém pertencente ao seu passado que o deixa abalado e o garoto leva isso consigo durante todo o livro. Lá eles descobrem que devem ir com o Argo II para Atenas, que o lugar onde os gigantes planejam acordar Gaia. Só que, para chegar em Atenas, eles vão enfrentar muitas barreiras, já que as forças de Gaia estão por todo lado para derrotá-los.

Enquanto isso, Reyna e Nico devem levar a Atena Partenos para o Acampamento Meio Sangue como forma de oferta de paz, assim não haverá guerra entre os semideuses gregos e romanos. 
O Acampamento Júpiter, por sua vez, está se preparando para atacar sob o comando de Octavian, que agora se coloca numa posição semelhante a de um imperador, acima de todos e está recrutando aliados de todas as espécies míticas para a guerra.

Leo continua com sua promessa em mente: salvar sua amada de sua sina. Sendo assim ele, no decorrer do caminho à Atenas, vai construindo seu grande plano, apesar de guardá-lo apenas para si mesmo.

Jason e Piper recebem um grande destaque e, dessa vez, fica quase impossível não gostar deles. Hazel e Frank não aparecem tanto, porém eles são fundamentais em todos os sentidos para que a jornada aconteça.

O final é incrível, é um grande alívio saber que o Rick não deixou nada a desejar, porém deixa aquela sensação de vazio e saudades com vontade de ler mais e mais! Aos que tem a mania de ler sempre a última frase do livro, antes mesmo de começá-lo, é melhor que se segurem, porque senão você já deduzirá o desfecho de antemão. 

Os nossos amados semideuses deixarão muitas saudades...

Avaliação: ♥♥♥♥♥


Nenhum comentário:

Postar um comentário