sábado, 4 de outubro de 2014

As Herdeiras - Joanna Philbin

Comprei esse livro na Bienal meio sem querer e me arrependi depois. Porém, mesmo não sendo um daqueles livros "must have", hoje fico até que contente por ter lido As Herdeiras, é realmente um livro muito bom. Seu gênero é infanto-juvenil, com uma protagonista de 14 anos. Inicialmente isso pode parecer uma barreira para o leitor, que pode acreditar que é algo "infantilizado", mas é melhor continuar lendo, até perceber o quão equivocado foi esse pensamento.


A protagonista da história é Lizzie Summers, filha da famosa modelo Katia Summers, que se sente pressionada por viver rodeada pela fama da mãe. Lizzie não tem uma beleza típica e se sente mal já que Katia é endeusada pela sua beleza imensurável. Suas amigas, Hudson e Carina, que também pertencem a essa elite nova-iorquina, também enfrentam seus próprios dramas - principalmente familiares, porém não deixam de apoiar Lizzie mediante toda a insegurança e indecisão pela qual a garota passa. 

Mesmo em uma outra realidade, seu eu de 14 anos (ou quem sabe mais) consegue se identificar com as garotas, com seus diversos caprichos e atitudes impulsivas. Se os personagens fossem mais velhos, o enredo poderia dar algo equiparável ao de Gossip Girl, que se passa no mesmo cenário. Além disso, para quem pensa que jovens da elite são mimados (ok, isso é um pouco verdade) e fúteis, isso é apenas estereótipo, é claro que também há a outra face da moeda: a própria Lizzie faz do tipo intelectual e ama literatura, tem até talento para se tornar uma grande escritora. Hudson já é um pouco diferente, está seguindo a carreira de cantora da mãe e Carina, que é aventureira, enfrenta seu pai, dono de uma grande corporação, em relação ao seu futuro. Conflitos familiares, amores não correspondidos, crise de identidade, tudo isso é abordado.  

O livro é bem pequeno, sendo muito rápido de ler, publicado pela editora Galera Record que proporciona grande diversão e captura a atenção do leitor por muito tempo. Mesmo que não seja comprando o livro físico, vale muito a pena lê-lo através de outros meios. Este é o volume 1 da coleção de livros, porém é o único publicado até então.

Avaliação:
♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário