domingo, 19 de outubro de 2014

Zumbis x Unicórnios

Zumbis x Unicórnios é um livro que só de ver a capa já dá vontade de ler sem ao menos saber sobre o que fala. Mesmo assim, muitos acabam tendo uma impressão errada sobre o conteúdo pelo fato de o título e a capa deixarem tudo meio confuso, sem muitas explicações: eu mesma quando vi pela primeira vez pensei que era sobre uma guerra de zumbis e unicórnios, até que resolvi pesquisar melhor.


O livro surgiu por conta de uma velha discussão entre Justine Larbalestier e Holly Black sobre quem era melhor: zumbis ou unicórnios. Elas resolveram juntar vários autores para escrever uma antologia de contos sobre ambos, assim as pessoas poderiam tirar as suas próprias conclusões.
Justine Larbalestier é a grande defensora dos zumbis, dizendo que eles são uma metáfora da condição humana e tem nojo de unicórnios. Holly Black é a favor dos unicórnios, justificando que são o símbolo da cura e ao mesmo tempo em que são criaturas majestosas são assassinos cruéis. 
Os contos são todos sensacionais, cada um com uma visão diferente sobre os unicórnios e os zumbis, algumas mais profundas e trágicas, outras mais engraçadas e irônicas (como por exemplo o unicórnio que solta um arco-íris no lugar de um pum). Não era de ser esperar menos, visto os autores sensacionais que escreveram esse livro. Nenhum conto deixa a desejar, apesar de ter gostado mais de uns do que de outros, há um bom contra peso entre os contos mais profundos e reflexivos e os engraçados, não pecando por excesso em nenhum deles. 
No aspecto visual o livro surpreende mais ainda. Além de uma capa com um desenho super colorido e chamativo, os contos tem um desenho ou de um zumbi ou de um unicórnio no início para que você possa identificar sobre qual criatura é aquele conto. Cada título possuía um design diferente, nunca repetindo e variando com a temática de cada conto. 
No fim do livro acabei por não conseguir me decidir qual criatura ganhou, apesar de ser uma grande defensora dos unicórnios assim como a Holly Black e discutido com um amigo que ama zumbis falando que eles são nojentos.

Avaliação:♥♥♥♥♥

Um comentário:

  1. Oi meninas!
    Não tinha lido resenha sobre este livro ainda, mas fiquei encantada.
    Amo zumbis e unicórnios, então o título me chamou bastante atenção!
    Não gosto mto da Meg Cabot, mas gostei do que já li do Westerfeld, então fiquei feliz de saber que ele fez parte.
    Como a capa é irresistível e vocês citaram que o design de cada capítulo é diferente, sou obrigada a ter este livro na minha vida pq ele deve ser simplesmente lindo! hehehe
    Bjs, sucesso para o blog!

    ResponderExcluir