domingo, 7 de setembro de 2014

A Queda dos Cinco - Pittacus Lore

Para quem termina A Ascenção dos Nove, A Queda de Cinco é um livro cheio de expectativas. A história, tecnicamente, já deveria estar terminando nesse livro, após o desfecho do livro anterior, mas pelo visto o autor (nesse caso, os autores por trás do autor) tem mais em mente e vai deixar isso para os próximos livros. A dinâmica do livro é mais rápida que a dos anteriores, já que agora temos uma gama muito grande de personagens.


O livro já começa com um novo narrador, Sam. Isso mesmo, Sam. Finalmente, depois de tanto tempo sem notícias dele, saberemos o que aconteceu em todo esse período e ele, assim como nós, teremos uma grande surpresa logo no começo do livro.

Finalmente conheceremos Cinco, que tem migrado muito ultimamente em direção aos Estados Unidos e ele é um personagem totalmente contrário ao que se imagina e tem dificuldades para trabalhar em equipe e se socializar graças a sua história de vida. Digamos que isso vai ajudá-lo a fazer inimizades logo de cara.
Quatro vai à liderança da Garde de forma tão natural que chega até a ser estranho, já que anteriormente houveram conflitos entre ele e Nove para saber "quem era o novo Pittaccus Lore".

Entre os personagens que se destacam, podemos falar de Marina, que agora está num romance muito fofo e tem um papel muito significativo nesse livro; de Ella, que depois de descobrir qual sua verdadeira identidade assume uma posição crítica e também podemos falar de Sarah, que passa de garota delicada para alguém com muita atitude e que é crucial em certo ponto do livro.

Veremos Setrákus Rá novamente e o que descobrimos sobre ele é surpreendente e nos revela a verdade por trás de todos ataques a Lorien. Inclusive, neste livro, descobrimos que há um "traidor" do lado do bem e um traidor do lado do mal, o último colocando a Garde numa posição extremamente delicada, apesar de que, a posição que eles tomarão em relação a isso será revelada apenas no próximo livro.

A grande expectativa era que, com a Garde finalmente unida, Pittaccus Lore finalmente aparecesse e desse uma luz, trouxesse soluções, porém nada de Pittaccus. Ao invés disso, eles terão uma outra ajudinha que já é um bom começo para eles. 

O final do livro é destruidor, devo admitir que eu não esperava que tudo aquilo acontecesse, fiquei de coração partido. Apesar desse final avassalador, é ele que nos deixa na grande expectativa para a continuação da história. 

Com a gama de narradores que temos nesse livro e a quantidade de conflitos, de acontecimentos paralelos, os capítulos se tornam mais curtos, possibilitando uma leitura mais veloz. Essa característica, a cada livro, se torna mais acentuada e acredito que no próximo título, com o acréscimo de mais um narrador, isso se intensifique ainda mais.

Avaliação:
♥♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário