terça-feira, 25 de março de 2014

Bridget Jones - Louca Pelo Garoto - Helen Fielding

Bem, há um bom tempo conheço o nome de Bridget Jones e sempre tive a curiosidade de ler a sua história. Sempre ouvindo menções ao "Diário de Bridget Jones", por coincidência, acabei começando a assistir o filme numa aula de inglês na escola e percebi que a história é bem atípica. Bridget é uma mulher na casa dos 30 anos que tem uma vida meio azarada, com mais baixos do que altos e passa por uma série de situações inusitadas. Acabei gostando do que vi.

A oportunidade de ler um livro sobre Bridget Jones surgiu espontaneamente com o lançamento do livro "Louca pelo garoto" e então decidi começar a ler imediatamente. Não posso deixar de dizer que me surpreendi.


 
Bridget, que agora já é uma cinquentona, enfrenta o desafio de cuidar de seus dois filhos pequenos - Billy e Mabel - sozinha, enquanto ainda tem que cuidar da vida amorosa e tentar ter uma vida social. Ela está com sua vida de cabeça para baixo e, através do livro, consegue-se ver claramente o que se passa em sua mente, o misto de pensamentos, sentimentos e a sua "loucura" interna tendo que lidar com inúmeras coisas ao mesmo tempo.
Além disso, tudo o que se passa na vida da "Jonesinha" (quem ler o livro vai entender o quão esse apelido tem uma conotação meiga) acaba afetando o leitor. A trama é tão envolvente que, em certos pontos do livro, os sentimentos do leitor e o de Jones acabam se misturando, você consegue sentir o que ela descreve - tanto nos momentos de tristeza, quanto nos momentos de euforia - e acaba sendo difícil se desapegar da personagem, que acaba te cativando. Particularmente, as formas de amor que são expostas no livros mexe muito com o leitor.
Ah, quase ia me esquecendo! Bridget está louca, talvez até meio obcecada, por um garotão que qualquer mulher gostaria de ter, porém um pequeno - ok, talvez não tão pequeno assim - problema relacionado à diferença de idade pode afetar esse relacionamento entre os dois. 

Bem, agora aos fãs de Bridget Jones: Não li os livros anteriores, logo não posso falar com propriedade sobre isso, mas li uma crítica que considerei interessante. Uma leitora ávida dos livros de Helen Fielding considerou o livro "Louca pelo garoto" decepcionante. Isso porque, de acordo com ela, o livro perdeu totalmente a essência da Bridget aos 30 anos, deixando a história maçante. Além disso, ainda nas palavras dela, tudo o que foi construído no passado da protagonista nas outras obras, foi destruído nessa, partindo o coração do leitor em mil pedaços.

Apesar disso, em minha opinião (de leitora de primeira viagem da personagem), vale muito a pena ler esse livro, é muito encantador e surpreendente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário