domingo, 23 de março de 2014

O Chamado do Cuco - Robert Galbraith



O Chamado do Cuco. Um dos livros mais lidos e comentados de 2013. E qual o motivo de tanta polêmica? J. K. Rowling, a famosa autora da saga Harry Potter, assumiu ter escrito o livro sob o pseudônimo de Robert Galbraith. Os motivos da autora eram simples: mostrar ao mundo que ela não dependia de seus sucessos anteriores para poder vender livros ou provar que escreve bem.

Assim que eu entrei na livraria e me deparei com esse livro fiquei louca para tê-lo em minha estante o mais rápido possível. Comprei uma edição de capa dura e fui para casa ansiosa para acabar o livro que eu estava lendo para poder ler esse. Devo dizer que não me decepcionei nada.







Muitos podem não concordar comigo, porém este foi o melhor lançamento de J.K Rowling após Harry Potter, isso vindo de uma grande fã. 


A melhor coisa a se fazer antes de ler esse livro é esquecer que ele foi escrito por  J.K. e pensar que estamos lendo um livro de um autor anônimo, o que foi o intuito de Rowling ao lançar esse livro com um pseudônimo, eliminando qualquer expectativa e comparação com seus livros anteriores.

Bem o livro é completamente insolvente e misterioso. Com altos e baixos e não somente focado na descoberta de quem matou a super modelo Lula, também na vida pessoal do nosso querido detetive Strike e sua assistente Robin. 

Strike teve uma vida perturbada desde criança e logo no começo do livro sua vida tem uma mudança de grandes proporções que acabam por criar certas crises no próprio. A vida de Robin em até certo ponto pode ser considerada normal, como a de qualquer mulher de sua idade.
Durante a investigação desse mistério, todos os personagens passam a ser suspeitos aos olhos do leitor, já que em suas falas iniciais sempre existe alguma informação que pode levar a uma constatação precipitada. E ao longo do livro a lista de suspeitos aumenta e, de repente, diminui. No desfecho o autor (já que estamos falando de Galbraith e não Rowling) conseguiu fazer com que até os fatos irrelevantes tornasse a revelação final válida e surpreendente.
O livro tem um ritmo de leitura ininterrupto, sempre dá vontade de ler mais e mais.
Em momento algum me senti desanimada durante a leitura e antes de dormir repassava tudo o que eu já tinha lido tentando achar o assassino para Lula e a razão pela a qual Strike persistia em alguns fatos que pareciam irrelevantes.
Um livro maravilhoso que dá aquela vontade de quero mais! Recomendo a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário