domingo, 8 de março de 2015

Dica: Goodreads


Através de outros blogs de livros que eu acompanho, acabei por descobrir o Goodreads, uma rede social para leitores assim como o Skoob, porém americana. Até então, nunca tive vontade de criar um, afinal eu já tinha o Skoob e me sentia satisfeita com ele. Porém, o que me fez mudar de ideia foi quando eu vi livro americano que, além de uma capa linda, tinha um nome que acabou me atraindo ( I'll give you the sun, Jandy Nelson). 

Passei um bom tempo procurando por esse livro e pela autora no Skoob e depois de algum tempo acabei por desistir e fui procurar no Google (agora depois de algumas semanas acabei achando). A primeira página com informações sobre o livro era no Goodreads, e, ao entrar no link e ler algumas resenhas, fui descobrindo outros livros americanos pouco conhecidos aqui no Brasil, que me pareceram ter uma história bem interessante. Por conta disso resolvi criar uma conta no site e passei por umas 2 semanas de experiência antes de poder escrever sobre ele.

Logo na hora do cadastro no site já percebi diferença dele pro Skoob, pois para finalizar a inscrição, eu tive que colocar alguns livros que eu queria ler ou já havia lido, assim, logo no começo já receberia indicações de livros baseado no que eu gosto. As sugestões me pareceram muito boas, algumas até de livros que nunca tinha visto. Ao lado da pagina de cada livro, aparece livros que seus leitores também gostaram, o que te faz amplia ainda mais os seus horizonte, proporcionando a descoberta de novos títulos.


Outra coisa que eu não esperava, era a ausência de livros brasileiros cadastrados lá. Ao criar a minha conta, eu achei que lá eu colocaria apenas livros estrangeiros que eu já li ou quero ler, mas mesmo assim, resolvi procurar pelos livros da Paula Pimenta e tive uma grande surpresa ao ver que todos os suas obras lá, e acabei vendo que não somente ela mas tantos outros autores eram conhecidos fora do país.

Um lado ruim pra quem acabou de se cadastrar é ter que colocar todos os livros que você leu e quer ler, coisa que no Skoob fui construindo aos poucos, tive que fazer tudo de uma vez lá: um trabalho que exige bastante tempo e paciência. A minha estante do Goodreads ainda etá incompleta, mas pretendo preenchê-la até o fim do mês.

Gostei muito também do aplicativo do Goodreads para o celular, que funciona basicamente da mesma forma que o do Skoob, sendo mais fácil de atualizar o que você esta lendo e o seu progresso através dele. O aplicativo do Skoob não está disponível na Play Store (previsão de lançamento ainda esse ano), somente na App Store. O do Goodreads esta disponível em ambas.
 
Acho que ambas as rede sociais tem as suas vantagens e desvantagens, as duas são bem parecidas, com algumas ferramentas que acabam diferenciando uma da outra. Não sei dizer qual é melhor, pois acho que quando se tem as duas elas acabam se completando de alguma maneira. Em questão de livros estrangeiros achei o Goodreads melhor, inclusive, por ser americano e ter um acervo maior de livros internacionais.

Baixe: Skoob 
Goodreads - Google Play App Store

Me acompanhem no Skoob e no Goodreads!

Nenhum comentário:

Postar um comentário