domingo, 26 de abril de 2015

Post Temático #3: Livros Interativos.

Atualmente, os livros que promovem uma interação maior entre leitor-conteúdo estão tomando as prateleiras das livrarias. Desde o grande sucesso de Destrua Esse Diário, uma imensidão de livros interativos têm surgido no mercado, cada um mais inovador que o outro: sejam eles com missões, com a "duração" de 365 dias ou até mesmo para colorir, eles chamam a atenção de qualquer um que gosta de novidades. Prontos para conhecer mais um pouco desses livros?

DESTRUA ESSE DIÁRIO

Pode-se dizer que a obra de Keri Smith foi o pioneiro nessa categoria, já que, devido ao seu grande sucesso, chamou atenção para esse gênero singular de livros que surgia no mundo literário. Confesso que, para mim, o atrativo inicial foi o fato de o livro ser dedicado a pessoas perfeccionistas e eu, como uma delas, precisava sair da zona de conforto. Sou extremamente detalhista com livros: um amassadinho aqui, um risquinho ali, sujou, dobrou, abriu num ângulo maior que 90° - BUMMM, tudo isso é considerado um crime. Ter que riscar, rasgar folhas, molhá-las, com certeza foi um desafio difícil, como destruir um paradigma em sua mente. Esse livro torna-se uma terapia e uma forma de diversão, realmente vale a pena ter um.
De verdade, acredito que você não deve tê-lo só para "dizer que tem", mas para seguir o propósito dele.


 


UMA PÁGINA DE CADA VEZ

Esse livro já foi abordado no post "Livros de 365 dias!", já que ele também se encaixa na categoria. Muito parecido com Destrua Esse Diário, Uma Página te dá uma missão diária que, por sua vez, trata mais do autoconhecimento de seu "usuário". É muito bonita a forma em que o livro se conecta com você, tenta fazer o leitor tirar vários "pesos" de cima de si, provocando uma reflexão sobre medos, angústias e coisas que o fazem feliz. Também incentiva o compromisso com o "eu", já que todos os dias você será instigado a explorar sua própria vida e o mundo ao redor, deixando registrado.
O livro foi lançado no Brasil antes de todos outros países! O autor, Adam J. Kurtz, acompanhava (e ainda acompanha) o envolvimento dos leitores através da hashtag #1página e inclusive ficou muito feliz com a repercussão do livro.

LISTOGRAFIA

Listas, listas e mais listas! Quem é que não adora fazê-las? (Ok, provavelmente metade do mundo deve odiar listas, mas geeeente, é algo super divertido!) Listografia é um livro super divertido com o intuito de levar o leitor a recordar muitas coisas relacionadas a sua vida. Desde episódios passados, até gostos ou ações que você fez, faz ou faria dependendo de um contexto. Esse livro te fará listar tudo! Além de todos espaços para preencher com listas, há também diversas ilustrações super criativas e engraçadas - o intuito de Listografia é divertir. Por fim, como a própria Lisa Nola diz, o livro é uma autobiografia.




O LIVRO DO BEM

Para usuários do Facebook, esse nome não deve ser estranho. Isso é porque, o Livro do Bem surgiu da iniciativa de duas garotas que criaram a página Indiretas do Bem, que falava sempre de coisas para deixar as pessoas "internamente" felizes, coisas sempre saudáveis ao coração. Após o sucesso da página, Ariane Freitas e Jéssica Grecco decidiram publicar um livro com a mesma finalidade, que é o Livro do Bem.
O livro instiga que o carrega a atividades descontraídas e, talvez, que tirem um pouco da zona de conforto, mas que fazem muito bem a todos ao redor. Porém, no final, quem mais ganha com isso tudo é você. Autoconhecimento e a felicidade são palavras chaves quando se trata dessa obra. As frases e ilustrações não podiam deixar de receber destaque e são encantadoras. Não preciso dizer que é perfeito para presentear, não é?
Você pode compartilhar o progresso do livro com a hashtag #livrodobem.

Outros livros das autoras: O Livro do Amor.

EU + VOCÊ = NÓS

Apesar de a proposta desse livro parecer com a de alguns outros também interativos, seu diferencial é claro: compô-lo com alguém especial. Seja um amigo, um namorado ou namorada, até mesmo um familiar, a intenção é estimular esse diálogo, compartilhando momentos, memórias, reflexões e muitas outras coisas. O livro vai, basicamente, registrar esse laço entre duas pessoas.
Muitas das páginas aparecem duplicadas e cada um fará a atividade em sua página; algumas vezes, a tarefa é em uma página só e o trabalho será em dupla - uma ótima forma de diversificar a interação nesse livro.
Além de intensificar a relação entre os "donos" do livro, com certeza é algo legal de se guardar, para no futuro recordar tudo isso.
MINHA VIDA DAVA UM LIVRO

Outro livro de autores brasileiros, Minha vida dava um livro também é muito divertido. Guilherme Cepeda e Larissa Azevedo pensaram em formas geniais de fazer o leitor transcrever a sua vida e transformá-la numa obra. Toda sua essência, gostos, recordações irão parar no papel. Minha Vida compreende várias citações para inspirar o leitor e também há páginas com as propostas.
As propostas, além dos motivos para inspirá-lo, terá uma introdução explicando-a e dando a deixa para o leitor começar a tarefa.



FLORESTA ENCANTADA E JARDIM SECRETO

Com certeza vocês já ouviram falar dos tais "livros de colorir para adultos", não? Eles estão fazendo o maior sucesso, já que com temas singulares, tem a proposta de promover o descanso e relaxamento. Com ilustrações belíssimas, sua criatividade é estimulada, tornando, até mesmo, o ato de colorir um hobby. Dentre esses inúmeros livros para colorir, os mais populares são Floresta Encantada e Jardim Secreto, ambos com temas florais e relacionados a natureza.

Outros para colorir: Mãe, te amo; Mindfulness; Floresta Mágica.

THE POINTLESS BOOK

O objetivo (aparente) do livro é completá-lo e se divertir durante o processo, fazendo coisas malucas e inusitadas. Como todos imaginaram, depois do sucesso de livros interativos, surgiriam livros sem propósito qualquer, apenas com o intuito de vender. É o que parece ser o The Pointless Book (ao menos à primeira vista). Ele te dará diversas missões, muitas delas aleatórias, como o próprio título diz, sem propósito algum. Coloque seu livro no microondas, enterre-o, pinte-o, faça dobraduras, rasgue, são exemplos de comandos feitos ao portador do mesmo. Para ajudar nas missões, foi lançado um  app para celular, assim você acompanha o progresso de suas ideias.

TERMINE ESTE LIVRO

Também da autora Keri Smith (Destrua Esse Diário), a obra é uma missão. O livro foi deixado incompleto em algum lugar e você acaba de achá-lo e irá completá-lo para chegar ao fim da história. O leitor assume o papel de um agente secreto e no decorrer do seu progresso, se caracterizará como tal, começando por preencher sua ficha e recebendo o treinamento necessário. O interessante é que, apesar de o livro guiar a todos igualmente, nenhum livro será igual, já que é você quem decide o rumo que as coisas tomarão.

Outros livros de Keri Smith: How to be an Explorer of the World e Isto não é um Livro.


Bom galera, terminamos por aqui, futuramente pode vir um segundo post falando de outros livros interativos. Espero que tenham gostado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário