segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Resposta Certa - David Nicholls

Resposta Certa não é exatamente o que se espera de um livro de David Nicholls, autor do bestseller Um Dia. Sendo seu primeiro livro, espera-se que o autor evolua na construção de enredos e, tendo em vista o prestígio que o autor recebeu por conta de sua Um Dia, foi exatamente isso o que aconteceu.O autor evoluiu muito de uma obra para outra. Com Resposta Certa, o leitor tem grandes chances de se decepcionar.



O livro conta a história de Brian Jackson, que no ano de 1985 está ingressando na universidade. Deixando para trás sua cidade natal, sua mãe viúva e seus dois melhores amigos, o jovem Brian, com aparência e personalidade nada atrativas, parte para o outro lado do país, rumo a graduação em Literatura Inglesa (ou Lit. Ing. como ele prefere chamar).

Suas paixões, até então, eram Kate Bush e programas de perguntas e respostas, mas quando chega na universidade, ele adiciona mais uma à sua lista: Alice Harbinson. O garoto, aparentemente, não se encaixa em lugar algum, mas seus anseios por Alice superam qualquer coisa que poderia deixá-lo mal. E é chegando no campus que Brian Jackson se compromete com outra cisa: o Desafio Universitário, o tão sonhado programa de perguntas e respostas. E por ter assistido por toda sua vida junto com seu pai, o garoto está preparado para encarar o que vier pela frente.

O livro tem uma boa premissa, porém, talvez por ser razoavelmente pequeno, não desenvolve muito bem seu enredo. Muitas coisas ficam num âmbito superficial, passível de ser mais explorado, a não ser a relação entre Brian e Alice que é um pouco mais explicitada. As sequências de auto-boicote do garoto também deixam a desejar.
A narrativa é feita em primeira pessoa, deixando o leitor mais próximo dos sentimentos do protagonista, fazendo com que esse experimente um pouco da miscelânea de conflitos internos do jovem.

Uma característica do autor que é identificável ao se ler é a boa e velha ironia, que é bem trabalhada, assim como as referências a elementos da época. Cada capítulo, ao invés de um título, se inicia com uma pergunta de conhecimentos gerais no estilo do Desafio Universitário e ao decorrer dos parágrafos, vai se reconhecendo a relação entre essa pergunta e o ponto abordado da história. Apesar de algumas questões estarem bem voltadas para o sistema educacional inglês, é legal testar seus próprios conhecimentos ao ver se você saberia ou não responder a incógnita.

É uma leitura leve; se o livro não fosse tão "parado", seria possível, inclusive, lê-lo numa tarde. Se você procura algo para ler aos poucos, é um livro indicado.

Avaliação: ♥♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário