quinta-feira, 3 de março de 2016

Post temático: o câncer na literatura e doação de cabelo.

Olá! Hoje vim aqui divulgar uma iniciativa bem legal e também falar um pouco sobre alguns livros bem emocionantes e que tiraram muitas lágrimas de nós leitores. Como vocês podem ver no título do post, o tema abordado será o câncer, que foi introduzido na literatura dos últimos anos com uma abordagem bem diferente, abrindo nossos horizontes.

Livros
Primeiro, vou dar algumas dicas de dois livros bem legais para vocês: ambos são bem conhecidos e se vocês não leram, provavelmente assistiram o filmes ou ouviram ao menos falar deles. Sim, eles são A Culpa é das Estrelas e Um Amor pra Recordar.  São clichês, mas desconheço uma alma viva que não tenha chorado com eles.

Em A Culpa é das Estrelas, vemos a história de um casal que carregam o fardo do câncer em suas vidas. Eles se conhecem em um grupo de apoio para pessoas com câncer (o "Coração literal de Jesus"). No livro, conseguimos ver como essa doença atinge a todos: a pessoa que sofre, a família, os amigos, namorados e todos os conhecidos.
E é exatamente por isso que esse livro nos comove tanto, ele nos mostra não apenas uma só realidade, mas o como a doença, que infelizmente é uma das piores do mundo, independente do órgão que ela ataque, da idade da pessoa, da condição financeira, profissão ou estrutura familiar, afeta um círculo diverso de pessoas. Li o livro duas vezes e assisti ao filme apenas uma, mas, em todos os contatos com a história, chorei rios e mais rios.
Um Amor pra Recordar é um dos poucos livros do Nicholas Sparks que fogem daquele clichê dele de: casal se conhece, casal se apaixona, casal briga e casal volta. Dessa vez vemos uma história de amor de dois conhecidos de infância, que começam a se "entender" melhor devido uma peça na escola e acabam se apaixonando. Para evitar spoilers, vou apenas dizer que o câncer aparece nessa história de amor para virar as coisas de cabeça para baixo e, vimos dessa vez, como aos poucos o câncer transforma completamente uma pessoa, como isso vai afetar os mais próximos, mostrando o que uma pessoa é capaz de fazer para quem ama.
A Doação 
Depois de ler livros do tema e se comoverem muito, começaram a surgir ondas de pessoas doando seus cabelos para ONGs que fazem perucas para mulheres e crianças com câncer. Achei uma iniciativa muito legal. Porém, na época em que conheci o projeto, eu não tinha cabelo grande o suficiente para fazer isso. Tais informações me fizeram refletir muito sobre como deveria ser difícil perder seu cabelo devido uma doença terrível, foi então que eu resolvi que assim que meu cabelo estivesse bem grande eu doaria um pouco para fazer minha parte também. 
No ano de 2015, como vocês que acompanham o blog devem ter visto, eu prestei vestibular: foi então que, em um momento de medo de não passar, eu percebi que se eu passasse eu ficaria tão feliz que eu queria que outras pessoas sentissem a minha felicidade também. Daí fiz a promessa de que, se eu passasse em qualquer universidade pública, eu doaria o meu cabelo para uma dessas ONGs. 

E advinhem? Passei em Engenharia de Petróleo na Escola Politécnica da USP, então parti para cumprir a minha promessa. 
Foi muito difícil pra mim desapegar do meu cabelão, que mesmo que este me desse muito trabalho, ainda era o meu amorzão, mas eu consegui fazer e no fim cortei muito mais que o mínimo exigido para a doação.

Com tudo isso, contando o quanto esses livros me tocaram e falando sobre minha experiência, queria enfatizar que: Galera, cabelo cresce e esse gesto pode fazer com que uma criança, que sofre com uma doença que não deveria existir no mundo, fique muito mais feliz e talvez dê até mais valor que você a aquele cabelo. Doar cabelo pode não salvar a vida de ninguém, mas pode fazer com que a vida de uma menina ou mulher fique mais colorida, mais alegre em um momento tão difícil, que é a batalha contra o câncer. 

Espero que vocês tenham gostado do tema e, se possível, possam compartilhar um pouco da felicidade de vocês com outras pessoas, não só com cabelo, mas com as tantas outras formas disponíveis para se ajudar quem precisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário