quinta-feira, 17 de março de 2016

Belo Desastre e Desastre iminente - Jamie McGuire

Como sempre, na introdução, vou comentar o como conheci o livro: Conheci a série numa livraria, quando uma amiga disse que sua prima havia recomendado. Como já estava curiosa sobre o livro fazia um tempo, resolvi pesquisar sobre ele na internet e todas opiniões se dividiam basicamente em: os que amaram o livro e os que odiaram.
 Isso só me deixou mais curiosa ainda fazendo com que eu baixasse ele no computador e pela primeira vez na vida consegui ler um livro completo numa tela ~milagres~. Mais tarde, em uma bienal, resolvi adquirir a versão física do livro e reli ele tão rapidamente como da primeira vez, fazendo, por fim, com que comprasse o segundo volume da coleção e ali nasceu a minha paixão por New Adults e também pelos irmãos Maddox. 
Belo Desastre

Belo Desastre é o primeiro volume da série que leva o mesmo nome. Nele, conhecemos Abby Abernathy, uma menina nova na cidade, que está lá para fazer faculdade e também para reconstruir sua vida, apesar de o motivo para tal vontade não seja explicado. 
Travis Maddox é o tipo de garoto que ela mais odeia, envolvido com brigas e com sua fama de galinha sem coração, que fazem com que ela queira distância dele. Porém, ela não contava com America, sua melhor amiga, começando a namorar o primo/melhor amigo de Travis, fazendo com que eles tivessem uma convivência forçada.
Tudo se complica quando Travis começa a se interessar por ela, fazendo com que ela queria fugir dele mais do que nunca. Devido a esse convívio deles, surge uma aposta: se Abby perdesse, deveria morar um mês com Travis; caso ele perdesse deveria ficar um mês sem sexo.
O desfecho dessa aposta leva o início do romance e sua reviravoltas, prevista em todo romance. Porém, mesmo trabalhando com clichês, a autora consegue fazer um livro incrível, que prende do início ao fim, isso tudo mostrando durante o livro, não apenas a trajetória de amor de Abby e Travis, mas também a vida é os problemas da garota, sendo alguns os mesmos de qualquer jovem que se encontre na faixa de 16-20 anos já passou ou vai passar. 
Abby, apesar de não ser um personagem muito forte consegue segurar a barra, principalmente por o livro ser narrado por ela. Isso faz com que a personagem mostre suas inseguranças, pensamentos e sentimentos, o que colabora ainda mais para que nos aproximemos da história e faz com que esqueçamos as falhas na construção da personagem.

Desastre Iminente 
No segundo volume, é contada mesma história do primeiro, porém dessa vez sendo cedo ponto de vista de Travis - e aí está o trunfo da autora.
Travis é, desde o primeiro livro, um personagem mais complexo e muito mais forte do que a Abby. Talvez por ser ser um Bad Boy diferente de qualquer outro que eu já encontrei na literatura, isso torna ele sensacional. Ele possui uma grande ausência em sua vida e a forma com que ele tenta preencher esse vazio é bem explorada.
Criado em meio a 4 irmãos mais velhos fez com que ele se tornasse durão por fora, além de achar que seria algo totalmente único quando encontrasse a mulher da sua vida, fazendo com que ele tivesse apenas casos "românticos" rápidos. Vemos a mudança dele durante o livro como ele se envolve com Abby, isso afetando tanto sua personalidade quanto seus valores.
O fato de Travis ser um personagem bem construído consegue tornar o livro ainda melhor que o primeiro e, mesmo contando a mesma história, não é nada cansativo. Além disso, o livro nos aproxima ainda mais dele o que faz com que ele se torne ainda mais apaixonante nesse segundo volume (se é que isso é possível). 

Ambas as leituras são rápidas e leves - uma por ser viciante e a outra pela junção deste fator com o tamanho do livro, ótimas para distrair o leitor e uma excelente alternativa de romance, agradando tanto quem gosta quanto quem não gosta do tema. 
Acho que a melhor parte de tudo é que a história é possível de ocorrer no "mundo real" (óbvio que alguns elementos ele se distancia do que é "normal e diário" para um casal), pois a autora usa de fatos e ações sensíveis a um jovem, talvez sendo esse o elemento que faz com que ignoremos o clichê do romance e nos apaixonar pela história. 

A série também possui um complemento, Belo Casamento, que já foi resenhado no blog e pode ser encontrado clicando aqui.
Avaliação:
Belo Desastre ♥♥♥♥♥
Desastre Iminente  ♥♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário