sábado, 11 de junho de 2016

Tá Todo Mundo Mal - Jout Jout

Crises. Todos nós as temos a todo momento, seja das mais simples àquelas que parecem não ter solução. E é sobre isso que Jout Jout, youtuber que ganhou grande destaque no último ano, vai falar. É através de pequenos capítulos contando sobre crises pessoais, algumas inclusive tendo sido brevemente mencionadas em seus vídeos, que a autora tentará se conectar com o leitor.

Julia tem 25 anos, mas isso não significa que já tenha vivido muitas experiências nesse tempo. Ao invés de seguir o estilo biográfico, como muitos youtubers têm feito nos últimos anos, Jout escreve sobre episódios cheios de dilemas que aconteceram desde sua infância num formato de crônica.

Para quem a acompanha há algum tempo (eu incluída entre esse público, inclusive hahaha), fica fácil escutar a própria narrando as histórias do livro em sua mente. Seu estilo de escrita ressoa exatamente como seus vídeos, uma fala espontânea, simples, ótima de se escutar. A narrativa tem um estilo bem amigável, como sempre, ela aborda assuntos polêmicos sem qualquer vergonha ou abstenção.

A conexão que ela cria com o leitor é imediata, já que ao mesmo tempo com que há identificação com grande parte dos problemas ali relatados, Jout Jout passa - intencionalmente ou não - a sensação de que você não está sozinho. 
Os capítulos são curtos e a leitura é leve e agradável, fazendo com que o tempo flua rápido. Dá para ler os capítulos sem seguir uma ordem precisa e é um ótimo livro para carregar por aí e ler, por exemplo, no transporte público ou na sala de espera. Pode até acabar rápido, mas aposto que não será a primeira e única vez que você o lerá.

É certo que esse livro desperta inúmeras emoções em seu decorrer: em minuto você está dando risadas e, em outro, está imerso numa pequena angústia relacionada a sua própria vida. É um pequeno livro, mas com algumas grandes reflexões. 

Avaliação:
♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário