domingo, 1 de fevereiro de 2015

Livro dos Vilões

Livro dos vilões é um livro de releiituras de contos de fadas, assim como o famoso Livro das Princesas, só que dessa vez, é claro, a história é contada pelo ponto de vista dos vilões. E será que eles são vilões mesmo? É isso o que veremos, a versão das mais famosas histórias contadas por personagens que, por muitas vezes, foram subestimados e ignorados. Quem gosta de vilões vai amar esse livro!

#STEPSISTERS - SOBRE SAPATOS E SELFIES - CECILY VON ZIEGESAR

Cecily Von Ziegesar é autora de uma das mais conhecidas séries de livros voltados para o público adolescente - Gossip Girl. Até hoje, li três livros da autora, por ser fã da série de TV que leva o mesmo nome, e devo dizer que adorei todos. Graças a isso, acabei criando muitas expectativas em relação ao conto. Confesso que a decepção foi extrema. Não que eu ache que a Cecily seja uma autora extraordinária, vejam bem, mas ela é uma autora de renome no mercado literário e após ter escrito tantos livros, acreditava que um conto seria fichinha para ela.

#Stepsisters conta a história de Cindy, uma garota que é bondosa e inocente, e suas meio-irmãs gêmeas, que são muito populares no mundo virtual, além de serem loucas por sapatos. As gêmeas, é claro, usam e abusam da boa vontade de Cindy. Isso até que, numa liquidação de sapatos da Louis Vuitton, Cindy faz um favor ao atendente da loja que permitirá que a garota fique com um par de sapatos no fim do expediente. É aí que começa toda a "magia" - o atendente torna-se a fada madrinha da garota e decide tornar a noite dela um sonho. 
Cecily abusou, e muito, dessa perspectiva "Upper East Side" das coisas, todos os personagens se mostraram superficiais e provaram que as aparências enganam.O príncipe consegue ser ao mesmo tempo o sapo e a princesa, ser a vilã. 
Por ser o primeiro conto do livro, você pode desanimar ao lê-lo, porém não desista! Os próximos contos trazem conteúdos super divertidos e apaixonantes!
Conto inspirado em Cinderela.

MENINA VENENO - CARINA RISSI

De longe, meu conto favorito dentre os quatro. Carina Rissi conseguiu trazer o conto de fada para a atualidade de forma magnífica. É o primeiro trabalho da autora com o qual eu tenho contato, apesar de conhecê-la há algum tempo, e isso fez apenas com que eu quisesse ler todos os livros dela. 
Menina Veneno é narrado em primeira pessoa por Malvina Neves, uma poderosa modelo, que contará a história de como chegou a situação em que ela está, que é o que vamos descobrindo ao decorrer da história. Malvina era garota propaganda da fragância Menina Veneno, até sua enteada, Bianca Neves, aparecer e estragar tudo para ela, tomando seu lugar. Além disso, seu aplicativo de beleza revela que ela não é mais a pessoa com o mais alto índice de beleza e se já não fosse demais, ela perde o seu atual 'crush' para Bianca.

Decidida a tirar a garota de sua vida, Malvina toma providências, que podem levar a sua ruína. Será que Malvina é mesmo a vilã da história? Consegui ser convencida de que não, ela não é. Seu carisma e seus sentimentos são a forma pela qual a narradora conquista o leitor e esse diálogo que ela estabelece é fundamental na construção da história.
Bem humorada e rápida (apesar de não ser tão curta), Menina Veneno é baseada em Branca de Neve.

QUANTO MAIS AFIADO O ESPINHO - DIANA PETERFREUND

Minha segunda história favorita do livro é escrita, como já se sabe, pela Diana Peterfreund, que não é nenhuma iniciante nesse ramo dos contos - ela escreveu também um conto para a obra Zumbis x Unicórnios. A história é sobre Malena, uma garota bruxa que quer ter uma vida normal: ir para a escola, fazer amigos e, quem sabe até, se apaixonar... Sua mãe acaba cedendo a esse desejo, porém com a condição de que ela a ajude nos "trabalhos" que aparecem frequentemente e Malena aceita. Assim, com as portas abertas para a vida que sempre quis, Malena faz amizade com três meninas e até consegue um garoto. As coisas vão bem, porém, como a vida real não é nenhum conto de fadas (ou será se é?), problemas começam a aparecer com o risco de descobrirem sua verdadeira identidade e também com o aparecimento de uma garota, aparentemente, perfeita, que é amada por todos.

O conto é muito bom, uma releitura tão bem feita que nem relacionei a história com Bela Adormecida, apesar de todas referências estarem ali, parece até uma história independente, nova.
Bela Adormecida pode até não ser uma das princesas, ou uma das histórias, mais amadas, mas através do enredo desta história você passa ter mais afinidade com o original. Após ler, inclusive, associei "Quanto mais afiado o espinho" com Malévola, por conta da tragédia na história dessa vilã e o aparecimento dos dois "eus" da personagem.

A MENINA E O LOBO - FÁBIO YABU

Se tem um adjetivo que pode descrever o caráter dessa história, esse adjetivo é genial. Simplesmente genial. Fábio soube balancear todos os "gêneros" usados para compor o conto. O humor, a ironia, toda a parte dramática e a ação da história, o que proporciona um misto de emoções. Mesmo sendo o conto mais longo do livro, a leitura é rápida e tudo o que você quer é mais da história.

Lobo mau acorda após o fim de mais uma história e sua dor é imensa. Ele é o vilão porque o narrador quer e deve cumprir seu papel. Ou isso é o que ele pensa até um tal de oitavo anão (isso mesmo que você ouviu, oitavo!) aparece e conta que as coisas podem mudar, se ele burlar o sistema do narrador. Porém, o narrador é onisciente, onipresente e onipotente e fará de tudo para que o lobo não seja bem sucedido nessa tentativa de fuga. 

O desenrolar da história é sensacional e, em certo ponto, até mesmo famosos (incluindo J. K. Rowling) ficam a par de certos acontecimentos na jornada e vão aderir a uma causa relacionada ao lobo. Há toda uma crítica por trás do enredo também, principalmente em relação a certas formas de alienação.

O Livro dos Vilões, em minha opinião, foi muito melhor que Livro das Princesas, para o caso de comparação. Dessa vez, três de quatro histórias me encantaram e deixaram aquele doloroso gostinho de 'quero mais'. O material do qual é feito é de qualidade e a as ilustrações são muito lindas e criativas. Vale muito a pena comprar e reler uma vez ou outra, assim como costumávamos reler diversas vezes os clássicos contos de fadas.


Avaliação:
#stepsisters - Sobre sapatos e selfies: ♥♥♥♥
Menina Veneno: ♥♥♥♥♥
Quanto mais afiado o espinho: ♥♥♥♥
A menina e o lobo: ♥♥♥♥♥ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário