quinta-feira, 1 de maio de 2014

Anjo Mecânico - As Peças Infernais - Cassandra Clare

As Peças Infernais é a segunda série de livros da autora Cassandra Clare. A série é formada por 3 livros: Anjo Mecânico, Príncipe Mecânico e Princessa Mecânica.
Nessa série ela utiliza o mesmo universo que ela criou para Os Instrumentos Mortais: o submundo, um mundo que mundanos (termo dado para seres humanos comuns) não podem enxergar. Nesse contexto são inseridos os Caçadores de Sombras, humanos que tem sangue de anjo misturado ao seu, guerreiros que protegem mundanos dos habitantes do submundo (sendo eles demônios, vampiros, lobisomens, fadas, etc.).




A série se passa mais de um século antes dos acontecimentos de Os Instrumentos Mortais, por volta de 1880 na Inglaterra vitoriana. No livro ela menciona pontos que realmente existem em Londres, como por exemplo a Blackfriars, e mistura um pouco do surreal, como por exemplo o próprio instituto. 
Em Anjo Mecânico conhecemos o amado trio: Will, Tessa e Jem. 
Tessa sempre viveu uma vida simples em Nova York com a sua tia e seu irmão Nate. Após a morte da tia, Nate se muda para a Inglaterra em busca de emprego, e um tempo depois manda para a sua irmã uma passagem de navio para ela ir morar com ele. Após sair do navio, Tessa encontra no lugar do seu irmão duas mulheres que diziam que, por estar trabalhando, Nate não pode ir buscá-la, logo ele iria encontrá-la no fim do dia. Nate nunca chega e Tessa acaba virando prisioneira dessas mulheres, que na verdade, são demônios. Durante sua estadia na casa delas, Tessa descobre que tem um importante poder, que é o motivo pelo qual foi feita prisioneira. 
Um dia o seu quarto é invadido por um belo rapaz que possuía a sua idade, Will, que a resgata e a leva para o Instituto de Londres. À partir de então começa a história.

Uma curiosidade: O motivo pelo qual o livro leva esse nome é o colar em forma de anjo que Tessa leva consigo, o pingente faz um barulho de um relógio constantemente.  
Com a ajuda dos moradores do Instituto de Caçadores das Sombras, Tessa começa a busca pelo o Magistrado, o chefe do chefe das irmãs cinzentas, que são os demônios que aprisionavam-na.
É formado nesse livro o triângulo amoroso/trio inseparável. É, Cassandra juntou os três maiores sofredores de toda a história. 
Jem é companheiro de batalha e melhor amigo de Will. Logo no começo, sabemos de sua triste história, ele ficou órfão aos 8 anos de idade. Ele um homem perfeito, doce e romântico, gentil com todos, não tem como odiá-lo, apenas temer por ele em todas as situações que o envolvem. Cassandra acertou no modo com o qual ela construiu-o, se é que pretendia fazer com que temêssemos e sofrêssemos por ele e é impossível não se sentir fragilizado com tudo que se passa com o personagem durante a história. 
Já Will, tudo que sabemos sobre ele nesse primeiro livro é que aos sete anos ele fugiu de casa e nunca mais falou com a sua família. Apesar da pose de Bad Boy é a atitude grosseira e irônica, é possível ver que ele possui sentimentos profundos, escondidos e reprimidos. Durante o livro, o único sentimento mostrado por ele é o seu ódio por patos e a sua indiferença a tudo, ele acaba sendo apaixonante de uma maneira própria. (Só eu lembro do Jace aqui?)
O livro é muito bom, cria um grande suspense  na busca do Magistrado. Em meio a isso ocorrem diversas batalhas com os diversos suspeitos de quem ele seria. É impossível não se envolver na tragédia de Jem e se intrigar com o passado de Will. Às vezes o livro fica um pouco parado, porém é em partes de pesquisa e procura do suspeito da vez. O desfecho do livro vem com a descoberta de quem é o verdadeiro magistrado e a batalha mais marcante e importante do livro. Esse fim abre as portas para o começo da tentativa de destruir o magistrado e seu plano. 

5/5 estrelas


Nenhum comentário:

Postar um comentário