terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Post Temático #2: Livros de 365 dias

No último ano, a indústria literária tem inovado cada vez mais suas propostas em relação aos livros: com a competição entre livros físicos e digitais - esse último sofrendo ainda com a concorrência dos downloads ilegais, muitas pessoas tem deixado de comprar livros físicos, coisa que, muitas vezes pode deixar os livros mais caros (que é o contrário do que deveria realmente acontecer).

Uma das grandes inovações que surgiram nos últimos tempos foram os livros interativos, onde o leitor não apenas lê, mas também participa da construção do seu conteúdo. Nesse âmbito de livros interativos (coisa que deixaremos para abordar completamente em outro post), destacamos os livros que devem durar 365 dias, dando ao leitor o (árduo) desafio de ler/compor/usar apenas uma página por dia. E aí, você topa passar 365 dias com um livro?



Um dos primeiros livros que surgiram com essa proposta foi "Staying Strong - 365 dias do ano" escrito pela atriz e cantora Demi Lovato. A proposta desse livro é guiar o leitor para uma vida com mais qualidade, é um livro motivacional onde o objetivo é ser mais feliz ao longo do ano. A cada dia, há uma frase inspiradora diferente, uma reflexão da autora e um objetivo, que é a meta para o leitor no dia. Demi, por conta de sua história de vida, procura orientar as pessoas com mensagens de esperança, de autoconfiança, fazê-las reconhecem o próprio valor. É um livro com uma mensagem muito bonita.

"O Diário de Demi Lovato" surgiu como um livro extra de Staying Strong, porém não é um livro com conteúdo - além de algumas frases no decorrer do livro, mas sim, realmente, um diário para o próprio leitor escrever. Não vale realmente a pena adquirí-lo por conta do preço (que gira em torno de R$35,00), já que há muitas outras versões de livros próprios para se escrever um diário por preços muito mais em conta. No geral, quem compra são os fãs, que querem adquirir mais um produto da coleção do ídolo.

Outro livro para o ano todo é "1 página de cada vez", que tem o título autoexplicativo. O livro traz tarefas, muitas delas para fazer no próprio. Esse livro tem o objetivo de trazer uma reflexão, mesmo através de atividades simples. Muitas delas servem de estímulo para a criatividade como a lista de empregos dos sonhos ou fazem com que esse livro se torne realmente um diário e um confidente. O autor, Adam J. Kurtz, é artista gráfico, logo pode-se esperar um design muito despojado e agradável de se ver ao longo do livro. Além disso, o livro foi publicado primeiro no Brasil, antes mesmo dos Estados Unidos, então o autor vive olhando as artes dos leitores que publicam a #1pagina no Instagram.

O "Diário da Seleção" é feito especialmente para os fãs da trilogia de Kiera Cass, ele proporciona uma experiência prolongada relacionada a todo enredo da série. Mesmo que a série não seja voltada exclusivamente para o publico infantil, o Diário pode ser: nele se encontram tarefas simples, que seriam meio entediantes para um público mais adulto. As tarefas são do tipo "Sou team ( )Maxon ( )Aspen porque...", "Desenhe o brasão de Illéa", "Escreva um recado para alguma das garotas da Seleção" entre outras. O público, como pode-se perceber, é realmente limitado, já que alguém que não teve contato com os livros não teria uma boa experiência com o livro.

"365 dias extraordinários" é um livro muito lindo, trazendo diversos preceitos motivacionais para o longo do ano. A obra amplia as lições relacionadas aos preceitos ensinados no livro "Extraordinário", porém não é necessário lê-lo para ter uma experiência magnífica com o livro. Cada página é impregnada com uma pequena, mas linda lição, que pode ser aproveitada, não em um dia, mas na vida. Com certeza um livro para se ler e reler. Muitas das frases são, inclusive vindas de músicas e citações. É um livro muito belo e perfeito para quem quer presentear alguém.




O grande desafio que vem com esses livros é o de não ler mais d uma página por dia, o que talvez seja muito difícil, principalmente pela curiosidade, pela ansiedade e pela forma que o livro nos toca. A tendência é que mais livros do tipo sejam lançados no mercado literário

E então, qual livro você mais gostou? Que outros temas poderiam virar livros para um ano todo? Conta pra gente nos comentários e nas nossas redes sociais!  

Um comentário:

  1. Eu gostei das ideias dos livros "1 página de cada vez" e "365 dias extraordinários" e já adicionei o segundo a minha estante do Skoob.

    ResponderExcluir