segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Top 10 - Melhores livros de 2014

Olá leitores, espero que o Natal de vocês tenha sido cheio de amor e felicidade! A dois do fim do ano, acho que já podemos ir encerrando nossa listinha de livros lidos em 2014, certo? Acho que o ano passou muito rápido para poder dar conta das minhas metas haha, mas com toda certeza foi um muito proveitoso e que venha 2015 para mais leituras ainda!


Devo dizer que essa lista dos dez melhores livros foi mais difícil de se fazer do que a de 2013. Dos 48 livros que li até então (talvez, até dia 31 eu leia mais um ou dois livros, mas decidi que era melhor ter fechado a lista logo), reuni os 14 que eu mais gostei, tendo que eliminar quatro deles. Pensei que eliminar quatro livros seria o maior desafio, mas não foi: Ordená-los numa lista do melhor livro do ano ao décimo melhor livro do ano foi pior ainda. Se eu pudesse, todos esses livros ocupariam a posição de primeiro, segundo ou terceiro lugar, foram magníficos.


A Última Música, com toda certeza, foi um livro que me surpreendeu, em grande parte por não gostar de histórias focadas num romance, onde tudo que se baseia num relacionamento (por vezes meloso) e nada mais. No entanto A Última Música foi diferente, foi além. O livro não só aborda um romance através de dificuldades, mas também de relações familiares, de amor em diversas instâncias, te prendendo numa leitura que você não quer que acabe nunca. É emocionante, me fez chorar como um bebê. Inclusive, se você quiser conhece-lo mais, resenha do livro aqui.









Quando selecionei A Escolha para compor essa lista, relevei uma série de fatores que me deixaram decepcionada em relação ao livro final da trilogia A Seleção. Comecei a ler a série neste ano pouco antes do último livro ser lançado (pouco antes, leia-se, umas duas semanas antes) e julgava que a história seria tediosa por se tratar de princesas, sendo que a imagem que eu tinha é que seria algo meio "Disney". O vício foi imediato. O livro é muito bom, atende grande parte das expectativas. Porém, o final me deixou com uma pontinha de decepção: Sabe aquele momento em que faltam umas 50 páginas para acabar o livro e falta tanto para se resolver? Foi exatamente isso o que aconteceu. Meu único consolo para isso, foi, após alguns meses com esse sentimento de frustração, o anúncio de A Herdeira.

Eleanor & Park foi um livro que me encantou logo de cara, adorei a composição simples da capa e a forma como ela, ao mesmo tempo, é atraente. A história fala de dois jovens que não tem muito em comum, com histórias diferentes das que a maioria dos jovens na idade deles. Essa é uma das características das histórias de Rainbow Rowell, personagens singulares, imperfeitos e inseguros. Gostei tanto de seu estilo (de Rainbow) que no momento estou lendo outro livro da autora, Fangirl. Livros assim, que fogem de todos os tipos de estereótipos dos "protagonistas ideias" que tanto vemos, deveriam se tornar mais conhecidos, já que a essência por trás deles é enriquecedora. 

A Tormenta de Espadas é o terceiro livro da coleção As Crônicas de Gelo e Fogo e o maior até então. Nesse volume, há ainda mais perspectivas do como a guerra pelo trono de ferro afeta cada canto de Westeros. Se os acontecimentos anteriores da saga nos deixaram de boca aberta, os desse nos deixa perplexos, você mal consegue pensar no momento, de tão "AI MEU DEUS" que você fica. Em minha opinião, o melhor livro entre os três primeiros. Ao acabá-lo, tudo que eu queria era começar a ler o quarto volume, porém só pude adquiri-lo recentemente e vou começa-lo assim que eu fizer meu último vestibular. 

Esse livro... Não sei ao menos por onde começar... Se um coisa é certa é que Belo Desastre faz jus ao nome. Certo personagem me enlouqueceu tanto que cheguei até a sonhar com ele. Sim, esse personagem é Travis Maddox. Talvez eu seja louca por gostar tanto de um bad boy logo à primeira vista, mas o Travis mexeu comigo como ninguém. Daí ele revelou seu lado amável e, ao invés de perder todo o encanto, fiquei ainda mais encantada com ele. Ele é instável e surpreendente, confesso que certas vezes me deixou irritada, mas como não amar esse garoto impulsivo? Ah, se eu fosse Abby Abernathy... As reviravoltas da história fazem com que tudo ganhe um toque selvagem e deixe a narrativa ainda mais viciante e o enredo é tão imprevisível que torna até um pouco difícil saber como será o final, até chegar lá.

Cassandra Clare com toda certeza quis matar os fãs com esse livro. Me emociono muito fácil com livros de todos os gêneros, mas nunca imaginei que choraria lendo Instrumentos Mortais, até um dos momentos finais de Cidade do Fogo Celestial. Como não ficar se perguntando "Por que?" após de certos acontecimentos? Devo dizer que fechou a saga com chave de ouro, fiquei (quase) que muito feliz com o rumo que as coisas tomaram. A única coisa que eu não gostei muito foi, além de um certo acontecimento que partiu meu coração em pedacinhos, o crossover entre Instrumentos Mortais e Peças Infernais, outra série da autora. Como ainda não li a trilogia Peças Infernais, fiquei um pouco frustrada ao saber que o desfecho da mesma estava ali em Cidade do Fogo Celestial

Outro livro da saga A Seleção aqui e esse merece um grande mérito dentro desse Top 10 de 2014. Por quê? Li esse livro em duas noites, sendo que, na segunda delas não dormi até finalizá-lo. Todas as dúvidas de América se acentuam, junto com diversas de suas angústias e acontecimentos inesperados marcam todas as páginas da obra. Kiera caprichou e além disso, mostrou que histórias de princesas nem sempre são os contos de fadas que temos em mente.

 Mais de um ano após a revelação do pseudônimo da minha autora favorita, J. K. Rowling, pude finalmente ler esse livro. Demorei porque queria comprá-lo para assim ler, mas como os preços não estavam tão bons, acabei lendo quando ganhei (a versão hard cover <3) de aniversário do meu amigo. Eu amo histórias de mistério, o suspense consegue alimentar minha curiosidade e me prender por horas a fio numa história e esse foi um dos grandes fatores que me assegurou que eu ia gostar da história antes mesmo de ler O Chamado do Cuco. Como já falei diversas vezes aqui no blog (coisa que vocês já devem ter cansado de escutar), sou fã de Pretty Little Liars e, graças as diversas teorias que já criei e li em relação a série, ganhei um "dom" para pensar em todas as possibilidades que poderiam acontecer em plots de suspense, logo eu já havia imaginado como uma possibilidade o desfecho do livro. Mesmo assim fiquei surpresa com o final e pude me impressionar ainda mais com o talento de Rowling. O início do livro foi até um pouco lento, massivo, mas logo já conquista o leitor e vai ganhando ritmo, impulsionando a leitura com todo o mistério e a dúvida impregnados em cada capítulo. 
Resenha do livro aqui.


Uma das escolhas difíceis para compor essa lista foi escolher apenas um volume da saga Legados de Lorien - todos os livros são incríveis! Ao finalizar cada volume, tudo em que você consegue pensar é em começar o próximo, é algo enlouquecedor! Além de muito bem escrito, os enredos de cada personagem, que nesse volume se cruzam, é estupendo. Ao mesmo tempo em que os personagens antigos ganham um destaque maior, personagens novos vão mostrando aspectos diferentes da história. Fica muito difícil descrever o quão grande é a emoção do livro sem dar algum spoilers ou parar para falar de cada um presente ali, individualmente. Mesmo o contato com a coleção ter sido recente, já se tornou, de longe uma das minhas sagas favoritas.
Resenha do livro aqui (mas recomendo que, se você ainda não conhece a saga, leia a resenha do primeiro livro aqui.).








É, o fim para o incrível mundo da mitologia grega e romana de Rick Riordan chegou ao fim. É uma grande tristeza ter que dizer adeus definitivamente a um mundo com o qual eu tenho contato desde os meus 11 anos. Por conta de vários finais decepcionantes com os quais tive que lidar, fiquei com um pé atrás quando comecei a ler O Sangue do Olimpo, tive medo. Medo de me decepcionar com algo tão familiar, com a quebra de expectativas. Só tenho a agradecer por todas as experiências que, tanto Percy Jackson e os Olimpianos, quanto os Heróis do Olimpo me proporcionaram. E bem, esse livro foi além de todas minhas expectativas, foi sensacional. Deixou um sentimento de quero mais, mas os vazio enorme que deveria ter ficado foi preenchido com toda a gratidão e felicidade que o desfecho me proporcionou. Com toda certeza valeu a pena ter chegado até aqui. O espírito de aventura vem impregnado desde o começo do livro e os momentos decisivos chegam a dar um frio na espinha. O humor também é algo que aparece constantemente, mas ele se deixa abalar um pouco por toda a tensão. É um livro que vale por todos os momentos que não foram tão bons na saga e enche o coração do fã de orgulho. Não me arrependo de, entre todos os livros únciso e maravilhosos eu li esse ano, ter colocado O Sangue do Olimpo em primeiro lugar.
Resenha do livro aqui.

Bem, minha lista de Melhores do ano termina por aqui. E vocês o que acharam dela? Clichê? Interessante? Muito teen? Também quero saber quais foram os seus favoritos de 2014, então deixe nos comentários ou vai lá nas nossas redes sociais!
2014 foi bom enquanto durou, mas tudo que é bom dura pouco, então que venha 2015 trazendo mais magia e felicidade para nossas vidas!

2 comentários:

  1. Olá!
    Poxa, da sua lista só li A Tormenta de Espadas e eu achei incrível!
    Quero ler a série Legados de Lórien (cheguei a comprar os 3 primeiros livros há uns 2 anos, mas nunca li .-.)
    Os melhores livros que li foram A Trilogia de Artur (que extrapolou minhas expectativas e se tornou a melhor leitura da minha vida) de Bernard Cornwell, Elantris de Brandon Sanderson e Espíritos de Gelo de Rapahel Draccon!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já colocando esses livros na minha listinha para 2015!
      Devo confessar que no início subestimei "Os Legados de Lorien", achava que os livros não tinham nada de mais, mas eles simplesmente "sugam" toda a sua atenção e você não para mais de ler!

      Excluir