segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Top 10 - Melhores Livros de 2014

Um pouco estranho postar isso em 2015, mas além de não ter tido tempo para escrever depois do Natal, queria terminar o meu último livro de 2014 antes de escrever para saber se ele iria entrar na lista ou não. 
 
O ano de 2014 foi um ano muito bom porém não li o tanto que esperava pois, primeiro estava preocupada com o vestibular e, mesmo depois de desistir dos estudos esse ano, tinha outras preocupações como a minha apresentação de teatro. Somando tudo isso eu acabava tendo pouco tempo para ler. 
 
Foi um pouco difícil escolher os 10 melhores para colocar aqui, a vontade é de por todos aqui e ainda sem ordená-los,  sendo que dá vontade de colocar ao menos uns três em primeiro lugar. Como sempre, no fim, terei a sensação de que faltou algum livro ou que outro ficou na posição errada, mas isso sempre faz parte da vida de um leitor compulsivo. 
 
Espero que 2015 venha para vocês com ótimas leituras, ótimas promoções de livros, uma ótima bienal no Rio, enfim um ótimo ano tanto literário quanto pessoal.  
 
10- Along for the Ride
 
Como sempre a Dessen me surpreendeu. Sempre que começo os seus livros penso que vão ser algum romance meloso onde ocasal apaixonado não pode ficar junto, mas ainda bem que, pela terceira vez, eu insisti em um romance que julgava ser assim. Dessen tem o costume de trazer personagens com problemas comuns, não perfeitos, mas simples e ao mesmo tempo trabalhando com assuntos delicados de uma maneira fácil de compreender, por vezes até se enxergar naquela garota tímida ou aquele menino que briga com o pai. Nesse livro ela trabalha justamente a questão dos estudos e como isso mexe na vida de um adolescente prestes a entrar na faculdade (está aí o porquê que eu gostei tanto desse livro) e como às vezes é necessário alguém para te fazer ver o mundo de uma perspectiva melhor e mais segura. 

9- Fazendo o meu Filme: Fani em busca de um final feliz
 
Paula Pimenta e os autores nacionais esse ano começaram a ganhar a minha atenção, principalmente depois da série Fazendo o meu Filme. Para mim, o último livro da série foi o melhor de todos por ser um romance mais adulto, que focou não tão somente na vida amorosa da Fani e nem nos seus estudos, mas sim na sua vida pessoal e profissional. Uma boa conclusão para uma série que retrata a vida real dos adolescente brasileiros e parte dos problemas e crises emocionais enfrentados por cada um de nós. Apesar da série como um todo ser voltada para um público mais jovem, foi meio impossível mão me apaixonar por cada personagem construído de maneira simples porém completa. 

8- Magisterium: O Desafio de Ferro
 
Esse livro foi apenas a demonstração do que essa dupla sensacional, de Cassandra Clare e Holly Black, é capaz de fazer. O livro tem mistério, magia e ação, além de nos introduzir ao que parece ser uma história que vai ser cheia de surpresas e revelações confusas e contraditórias, como é típico dos livros da Cassandra. Esse novo universo criado por ambas é, no mínimo, curioso e sei que, por enquanto, não mostra nem um décimo do que as autoras devem estar planejando. Com esse livro a Holly Black, que não possuía nenhum dos seus livros na minha wishlist, começou a ganhar o seu lugar e espero não me decepcionar com ela. 

7- Belo Desastre
 
Uma das minhas aquisições da Bienal, um livro extremamente simples e muito envolvente. É impossível não se apaixonar por Travis Maddox e todo aquele mistério que o rodeia, com todas aquelas garotas tentando fisgar seu coração e não conseguindo. É um romance clichê de casal se separando e casal voltando, mas ele é quase real, é algo que poderia acontecer com qualquer um é isso que acaba prendendo o leitor. O livro é o famoso "ame ou odeie" e aqui ele acabou sendo amado. Travis rouba o coração de qualquer leitora.

6- Divergente: Convergente (título dos livros são quase uma aula de óptica física)
 
Convergente é a conclusão da série Divergente e não deixa a desejar para mim. Nele, muita coisa acaba por ser explicada, questões livros anteriores, e acaba desmentindo coisas que jurávamos ser verdade até então. O livro é narrado tanto por Tris quanto por Quatro, o que foi uma ótima escolha que assim podemos ver os pontos de vista dos dois sobre a mesma coisa e não nos prender a uma só narrativa. O final foi um pouco fraco e eu esperava mais do desfecho, mas isso não conseguiu derrubá-lo nessa lista. 

5- A Seleção: A Escolha 
 
Apesar de ter sido o mais fraco de todos os livros e achar que a autora poderia explorar mais a fundo alguns pontos do livro, ele se mostrou surpreendente em alguns aspectos além de "prender" muito mais do que os outros graças a essas surpresas presentes nele. O fim dele me deixou como "órfã" da vida de princesa e príncipe em Iléa, mas o anunciamento do próximo volume "A Herdeira", tirou um pouco desse sentimento e acabou por se tornar umas das estreias mais aguardadas de 2015.

4- Cormoran Strike: O Bicho-da-Seda
 
Não tem como deixar um livro de Rowlling (ops, Robert) fora da lista de melhores do ano, ainda mais por ser o meu último livro de 2014, e foi o que me fez esperar tanto tempo para fazer a lista. O Bicho-da-Seda é um livro maravilhoso e misterioso e, por incrível que pareça, ainda mais surpreendente que o primeiro livro. Apesar da leitura ter se arrastado um pouco dessa vez, o final fez valer a pena cada centavo do meu amado livro capa dura. 

3- Extraordinário
 
Um livro simplesmente perfeito e apaixonante, te dá vontade de ler e reler várias vezes seguidas. Ganhei o Extraordinário de aniversário (na verdade troquei no meu vale presente) e o devorei em um final de semana. Me apaixonei por Auggie e a cada página que eu lia o que eu tinha vontade de fazer era pegar ele e colocar em uma caixinha para o mundo não fazer mal a aquele menino com um coração maior que tudo. Quando terminei, mandei mensagem para todos os meus amigos leitores falando de como ele é extraordinário e que todos no mundo deveriam ler por ter uma mensagem tão sensacional transmitida de uma forma tão sutil.

2- Os Instrumentos Mortais: Cidade do Fogo Celestial
 
O desfecho tão sofrido e esperado de uma das minhas séries favoritas, o livro que me fez ler no meio do jogo do Brasil na Copa de tanta ansiedade para saber o final, saber como tudo ia acontecer. Lembro que fiz a minha mãe subir mais da metade da Av. Paulista comigo só para comprar o livro. Amei tanto, que ele acabou sendo o escolhido para ser autografado pela Cassandra na Bienal do Livro. 

1- Os Heróis do Olimpo: O Sangue do Olimpo
 
Acho que agora já deu para perceber que amo desfechos de sagas hahaha. Aguardei esse final por quase 4 anos e ele chegou com lágrimas e uma difícil despedida dos meus personagens tão amados (Léo Valdez). Ao terminar, fiquei vários minutos olhando para o fim até perceber que não vou ler mais sobre as burradas do Percy ou as improvavelmente eficazes invenções do Léo. Apesar de, na minha opinião, não ter sido o melhor livro da série, ele com toda certeza foi o melhor livro do ano, me deixando órfã dos meus heróis favoritos. O consolo apareceu ao final, com a promessa de uma nova série chamada Magnus Chase e os Deuses de Azgard, onde o protagonista é primo da Annabeth, então parece que não vou sentir tanta falta dela assim, ainda há esperanças de que ela apareça uma vez ou outra durante a coleção. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário