quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Extraordinário - RJ Palacio

Não existe melhor palavra para descrever esse livro do que o próprio título: Extraordinário. Simples, mas com um grande significado, não tem como não se emocionar com ele e se apaixonar pela história do pequeno Auggie e a sua aventura pelo primeiro ano escolar.

Auggie não é exatamente um garoto comum, ele nasceu com uma síndrome que o deixa com uma séria deformidade facial e além disso o trouxe vários problemas de saúde. Apesar disso, ele aceita seu problema e o livro, aos poucos, vai nos mostrando que isso faz muito bem para ele.

É uma leitura super leve e rápida, que vai envolvendo o leitor, que, quando vê não consegue mais soltar de seu livro, fazendo qualquer um se apaixonar pelo doce protagonista que tem um coração gigante, que é exatamente o que torna o livro tão apaixonante do começo ao fim e me faz amar tanto o Auggie. 
O livro também passa uma lição que muitos deveriam levar para a vida: as pessoas são muito mais do que a sua aparência. Auggie faz qualquer um que queira o conhecer melhor se apaixonar pela incrível pessoa que ele é, independente de a sua aparência não ser exatamente convencional para os padrões estéticos da sociedade atual, isso nos leva a refletir sobre conhecer realmente a pessoa antes de excluí-la por não ter uma aparência "legal".
Ao terminar, me arrependi de não ter lido antes, fiquei muito feliz de ter ganhado de aniversário e assim tê-lo na minha estante para ler outra vez quando der vontade, pois certamente é o caso de uma história para se reler várias e várias vezes e recorrer ao livro sempre que se tiver saudades dos personagens fantásticos e as suas histórias envolventes. "Extraordinário" é um livro que deve ser lido por todos, independente da idade ou gosto literário, por ser assim tão envolvente e ter uma lição capaz de mudar muitos. 

2 comentários:

  1. Oi, Gabriela! Tudo bom?

    Li Extraordinário em dezembro (aproveitei a Black Friday e comprei o livro por uns 9 reais) e concordo com tudo o que você disse. É uma leitura bem leve, mas que toca num assunto bastante relevante. Também acho que todos deveriam lê-lo :)

    Um livro que achei um tanto semelhante com Extraordinário pois vai nessa mesma linha de conflitos internos dos personagens é Menino de Ouro - ele tem um conteúdo mais maduro, mas acho que você pode gostar! Em breve vou fazer resenha dele pro blog.

    Até mais, abraços,

    Lucas A.
    http://dopapelparatela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas!
      Realmente é muito difícil achar alguém que não tenha gostado de Extraordinário, até a minha mãe acabou lendo e gostado do livro! Obrigado pela indicação, vou pesquisar um pouco mais sobre ele e já vou colocar na listinha de livros para 2015 hahahaha (:
      Beijos,
      Gabriela

      Excluir