quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Fangirl - Rainbow Rowell

Rainbow Rowell mais uma vez me surpreende com seus livros extraordinários. Após ler Eleanor & Park, Fangirl e Attachments entraram automaticamente para minha livros. O estilo da autora é singular, tanto de escrita - ela não usa fórmulas, como muitos autores, quanto em relação aos personagens sobre os quais ela escreve. 
Em Fangirl (ou até mesmo em Eleanor & Park), você não vai encontrar os personagens perfeitos, tão comuns em tantas obras ou romances onde a paixão é impedida durante todo o livro - mas resiste - e no final, tudo é um felizes para sempre. Rainbow se aproxima da nossa realidade: nem todos tem a melhor aparência, a problemática na vida de cada um é algo que pode estar acontecendo com o leitor agora mesmo. 

Dito isso, vamos à resenha! Fangirl conta a história de Cath, uma garota que é muito fã da saga Simon Snow (que é muito, mas muito parecida com Harry Potter, mas coexiste com HP na história) e está iniciando sua fase de universitária com sua irmã gêmea, Wren. 


Enquanto Wren, que é muito sociável, logo se enturma e se torna uma garota baladeira, tudo o que Cath quer é ficar em seu quarto, sentada com em frente ao laptop, escrevendo sua famosa fanfic "Vá em Frente, Simon". Sua fanfic é tão famosa, que os fãs da saga Simon Snow a consideram o oitavo livro da série, um desfecho que até então não foi lançado. Cath se sente abandonada pela irmã, já que sempre foram muito unidas, mesmo assim encara o grande desafio que é sobreviver na universidade.

Cath não sabe muito bem como lidar com as outras pessoas, mas logo faz algumas amizades inesperadas, como com Nick, de sua aula de escrita de ficção e Reagan, sua colega de quarto que aparenta ser durona, o que a torna assustadora. Graças a Reagan, ela também conhece Levi, um garoto de estilo um pouco caipira, que começa a puxar assunto com Cath sempre que está por perto.

Muitas dificuldades aparecerão no caminho de Cather, o que a levará a fazer escolhas difíceis. Tantas questões na cabeça de uma adolescente, decisões relacionadas à família, à faculdade, à vida amorosa... 
Devo confessar que ler esse livro, me trouxe uma saudade enorme da época em que eu escrevia fanfics de Harry Potter. Além de me identificar com muitos dos problemas de Cath, com toda sua insegurança, Fangirl reforçou, para mim, o quanto é gratificante ser fã. Todo esforço, toda a dedicação, até mesmo aquela ponta de "obsessão" por aquilo que se ama, no final vale a pena.  É possível também se identificar com toda a questão da insegurança e do amadurecimento do personagem diante de situações até então inéditas e perceber qual o peso de cada escolha nas nossas vidas.

Avaliação:
♥♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário