quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Dica: Você conhece o Bookz?

Através do Skoob, a rede social mais popular de livros no Brasil, até então, fui convidada para ingressar no Bookz, que também é uma rede social, com muitas semelhanças e algumas diferenças.
O Bookz ainda está em fase Beta, mas mesmo assim, já está aberta para o público em geral. Está em dúvida sobre ingressar nela ou não? Quer conhecer um pouco mais sobre? Então continue lendo para mais informações!




PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Confesso que um dos meus primeiros receios ao ingressar foi ter que marcar todos os livros que eu já li e todos que quero ler, já que são muitos. A questão não é nem preguiça, mas sim a trabalheira que isso me daria. A primeira função que me chamou atenção foi a opção de importar todos os livros diretamente do Skoob. Isso é possível ao acessar a sua estante: o site pede para que você preencha uma lacuna com o link de seu perfil do skoob e depois de algum tempo, ele sincroniza todos os livros.

O tutorial do site é bem simples e rápido, te explica onde fica cada função e (quase) tudo o que é possível fazer no seu mural, que seria uma espécie de feed.

Algo que me incomodou foram uns "probleminhas" básicos no layout e o fato de ter muita informação aglomerada à primeira vista, já que gosto de coisas mais clean (Chamem de frescura, se quiserem). Talvez seja questão mesmo de costume.

Com problemas de layout, me refiro a configuração do tamanho da imagem da capa dos livros (aleatórios) que aparecem no feed e acabam se sobrepondo. Mas é algo mínimo.

Outra coisa que, de longe, me assustou foi que, enquanto explorava o site, vi uma opção pedindo o número do cartão de crédito. Ao clicar na opção, para saber o porquê essa informação era requisitada, o link me levou a página de edição do perfil, onde, em uma lacuna, pedia-se o número do CPF. Pra quê tanta informação? Fiquei logo desconfiada, mas logo conto o porquê isso é requisitado.

Após explorar o site, superficialmente, quase por inteiro, fui verificar se meus livros do Skoob já haviam sido sincronizados. E nem sinal deles.

RECURSOS  E VANTAGENS DO SITE

O Bookz funciona com um sistema de conquistas de acordo com as interações e as leituras que você faz e te dá badges - emblemas representando essas conquistas, assim como o Banco de Séries, rede social (obviamente) de séries de TV - que ficam registrados em seu perfil. De acordo com algumas metas que o site dá ao usuário, se alcançam também alguns títulos, como, por exemplo, o de Aprendiz e o de Leitor Esporádico.

Ao adicionar amigos na rede social, automaticamente começa uma espécie de competição com eles, formando uma espécie de ranking do "melhor" leitor ao "mais fraco" e o que te faz subir de nível são exatamente as conquistas de metas de leitura e interações.

O site também oferece um sistema de empréstimo de livros e é aí que entra as informações pessoais, como endereço, telefone, CPF e número do cartão de crédito. De acordo com sua lista de livros desejados, quando se assina o plano, o Bookz entrega o livro na sua residência (ou no local requisitado) e você pode devolver quando quiser! Interessante, não? Há, aparentemente, diferentes planos, que estão relacionados a quantidade de livros que pode-se pedir mensalmente.

Outro fator interessante é a possibilidade de divulgar blogs relacionados a livros, deixando, numa página reservada especialmente para esse fim, o link e a descrição do seu site para que pessoas que tenham interesse nele possam acessar.

Para os autores que não conseguem editora para publicar suas obras, algo muito favorável: O Bookz publica seu livro no formato ebook, não mantém contrato de exclusividade e dá cerca de oitenta por cento dos lucros ao autor.  Uma grande vantagem, não? Vale a pena tentar entrar em contato e verificar as condições!

OS LIVROS

Tive alguns probleminhas na busca de alguns livros. Por exemplo, ao procurar pelo livro "O Pequeno Príncipe", não foram encontrados resultados. É isso mesmo. Pasmem.


Não desisti, continuei procurando por outros livros:

E na terceira tentativa encontrei um livro. como é uma versão beta, creio que, futuramente, eles devem melhorar o acervo de livros, adicionando mais obras.

 

Procurei por uma outra obra, A Seleção, e entrando em sua página, há as informações essenciais: livros do mesmo autor, sinopse, sites para comprar o livro, número de páginas e dados relacionados aos usuários do site (quantas pessoas leram, quantas recomendam etc). Há também um espaço para comentários e uma marcação para spoiler do enredo. É uma pena que não houvessem comentários.

SEGUNDO DIA DE EXPERIÊNCIA

Entrei no site dois dias depois e lá estavam, enfim, meus livros sincronizados. Passei de nível por conta de algumas interações (creio que o número de livros que li/quero ler e o fato de ter divulgado o Hall dos Livros lá). Ganhei também dois badges. Meu perfil foi visualizado apenas uma vez :(. 
Veja abaixo a aparência de seu perfil público após a sincronização dos livros e algumas conquistas:


 Meu nível agora é "Blogueira amadora" e meus badges são de 20 e 50 recomendações.

Algo que achei ruim é o fato de todos os livros estarem dispostos no perfil, a barra de rolagem fica imensa, creio que seria melhor se separassem numa "estante" com diversas páginas ou categorias, para a visualização ficar melhor.

O QUE FALTA NO SITE?

Entre as coisas que senti falta, foram as interações entre leitores, principalmente grupos de interesses específicos, assim como no Skoob. Pelo fato da rede social ainda estar no começo, ainda não há muitos usuários, então foi, de fato, um elemento que colaborou para que houvesse a escassez de comentários nos livros e discussões.

Outro fator que me incomodou extremamente foi o fato de eu ter passado, no primeiro dia, por volta de uma hora explorando o site e, dentro desse tempo, meus livros do Skoob nunca foram sincronizados. Creio que isso deveria ser resolvido como prioridade, já que, contando com o crescimento do site, torna-se mais árdua a missão do sistema de executar todas as tarefas com agilidade.

Creio que informações relacionadas às editoras também sejam importantes, como os livros publicados pela mesma, os autores vinculados a ela, próximos lançamentos etc. Coisas assim fazem grande diferença.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por ser, como eu mencionei diversas vezes, um site ainda no formato beta, muitas melhorias ainda devem ser feitas, como o aprimoramento de recursos, além de acrescentar ainda mais ferramentas. O layout futuramente pode ser mudado e o sistema também, deixando a rede social mais rápida e eficiente. Considerando todos os pontos mencionados no post, pode-se ver que a proposta é muito inteligente, principalmente a ideia do empréstimo de livros e promete sucesso, caso haja investimento nela.

Também devo lembrar que as menções que fiz ao Skoob foram apenas para questões de comparações com algo mais conhecido e popular, não significa que o site virá a se tornar igual ou que eu, em algum momento, quis dizer que gostaria que se tornasse uma cópia de algo já existente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário